Você conhece os benefícios do neem?

Não é raro encontrar árvores de neem ornamentando residências e até mesmo palácios na Índia, onde a planta é reverenciada por seus tantos benefícios

Redação NBE

Redação NBE

01/02/2024
Você conhece os benefícios do neem? Vera Mari Damian

3 min de leitura

Neem (ou nim) é uma planta originária do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano onde suas aplicações são amplamente conhecidas na cosmética e higiene pessoal, medicina humana, medicina veterinária e agricultura.

A árvore de clima tropical é resistente à seca, tem crescimento rápido, copa densa e pode alcançar até 20 metros de altura. Praticamente todas as partes da árvore são aproveitáveis: folhas, casca, flores, pólen, madeira, seiva e sementes.

Sua madeira é resistente, sua semente, casca e folhas podem ser utilizadas na fabricação de utensílios, pesticidas, repelentes, cosméticos e fármacos de uso humano e veterinário.

Conhecida cientificamente como Azadirachta indica, a árvore vem sendo cultivada em vários países. Atualmente, existem grandes plantações de neem na Nicarágua, Cuba, El Salvador, Chile, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana e até na Alemanha e nos Estados Unidos. No Brasil, a planta vem sendo cultivada desde a década de 1980.

Edifício indiano com árvores de Neem em cima

Foto: Vera Damian

Das sementes é extraído um óleo com elevado teor de azadiractina, usado como matéria-prima para fabricação de produtos inseticidas, fungicidas, veterinários e, também, de xampus, sabonetes, pasta de dentes, etc.

A torta, subproduto da prensagem das sementes, é usada como adubo por floricultores e agricultores orgânicos, tendo também efeito pronunciado como defensivo agrícola.

As folhas têm menor valor comercial que os frutos/sementes, mas também são úteis. Secas e trituradas são usadas como chá alcalinizante para uso humano e empregadas como vermífugo para o gado. O extrato aquoso das folhas é utilizado no controle natural de muitos insetos, dentre eles a lagarta-do-cartucho, a principal praga do milho.

Conheça um pouco mais sobre o uso de neem em diversas áreas:

Folhas de neem

Medicinal

O neem é considerado eficiente na cura e prevenção de várias doenças. As folhas de neem têm sabor altamente amargo e possuem atividades antissépticas, curativas, antiúlcera, anti-inflamatória e hipolipidêmica. Segundo estudos do departamento de bioquímica da Universidade Estadual de Maringá, elas agem no controle dos níveis de colesterol e são hepatoprotetoras. Extratos das folhas de neem aplicados no creme dental, reduzem a placa bacteriana. Além disso, acredita-se que tem bons resultados no tratamento de gengivites e periodontites.

Sobre os efeitos do extrato da casca de neem, foram observadas ações gastroprotetoras e inibição da ulceração gástrica. Além disso, alguns estudos apontam o extrato da casca de neem como um forte aliado no tratamento de diabetes.

Uso doméstico

Os extratos das folhas e sementes de neem também funcionam como repelente natural no uso doméstico.

Indústria de cosméticos

Os benefícios do neem na cosmética vem através de seu óleo, utilizado principalmente para a fabricação de sabonetes, xampu, óleo para os cabelos, tônico capilar e óleo fortalecedor para as unhas.

Agropecuária

A torta de neem tem sido empregada, na Índia, nas culturas de arroz e cana-de-açúcar desde 1930 no combate às principais pragas da cultura e contra o cupim.

O neem e seus derivados chegam a afetar mais de 400 espécies de insetos, alguns aracnídeos e alguns fungos. O óleo de neem é facilmente encontrado nas lojas agropecuárias e tem fácil aplicação nas culturas.

Popularmente pode-se dizer que o uso do neem atua contra pernilongo, piolho, pulga e carrapatos. A torta do neem (material restante após a extração do óleo do miolo das sementes) tem uso variado, como fertilizantes, pesticidas naturais e na produção da ração animal, atuando também como vermífugo.

Com informações do Ecycle e Portal Embrapa

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Peixinho da horta: o peixe que não é peixe

Saiba como preparar o peixinho da horta, que traz benefícios para a saúde e o sabor do peixe sem a crueldade da pesca

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

blog photo

Novo ano, novos hábitos

O início do ano é um ótimo momento para abandonar de vez o sedentarismo e encarar novos hábitos, como a prática regular de exercícios físicos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Que tal acrescentar brotos ao seu cardápio?

O consumo de brotos e de germinados integram a chamada culinária viva, que vem ganhando cada dia mais e mais adeptos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail