Pelando, não!

Você sabe qual a temperatura saudável para bebidas e comidas?

Redação NBE

Redação NBE

29/06/2023
Pelando, não! Freepik/NBE

3 min de leitura

Friozinho chegando, quem não curte uma bebida quentinha? Além de aquecer o corpo, causa uma gostosa sensação de aconchego e bem-estar. Porém é importante estar atento à temperatura do que se está ingerindo.

A Organização Mundial da Saúde alerta que, de acordo com recentes pesquisas, a temperatura das bebidas contribui para o desenvolvimento de câncer no esôfago. Neste caso, o problema está nos líquidos muito quentes.

O que acontece?

Quando a bebida ingerida está a mais de 65°C, ela pode queimar as mucosas, deixando-as mais sensíveis e pode se tornar causa de desenvolvimento de câncer no esôfago. Neste sentido, pode-se dizer que a temperatura do que é ingerido é mais relevante que a substância em si.

O câncer no esôfago é muito difícil de ser diagnosticado. O sintoma mais comum é a chamada disfagia, quando temos a sensação de que a comida ficou presa na garganta. Mas ele pode ser percebido também por rouquidão ou tosse persistente. O problema é que, quando esses sintomas aparecem, geralmente o câncer já está num estágio mais avançado. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, este é o sexto tipo mais frequente entre os homens e o décimo quinto entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.

No mundo, é o oitavo mais frequente e a incidência em homens é cerca de duas vezes maior do que em mulheres.

Os mesmos estudos indicam que as bebidas muito quentes podem causar tumores na língua, na bochecha, no céu da boca, nos lábios, na faringe e até mesmo no estômago.

Não posso tomar nada quente?

Calma! Não é bem assim. Não é necessário abrir mão do que você gosta. Evite, porém, as bebidas consumidas com temperatura superior a 65°C. A recomendação da OMS é que as bebidas quentes estejam no máximo a 60°C.

Uma boa dica, se você não possui termômetro apropriado, é colocar um dedo na bebida. Se você conseguir aguentar por trinta segundos, o líquido está na temperatura correta para consumo. Pode parecer anti-higiênico, mas você só vai fazer isso no seu próprio copo.

E não importa o tipo da bebida, mas, sim, a sua temperatura. O consumo de qualquer líquido, inclusive caldos e sopas, com temperatura superior a 65°C pode causar problemas.

Chimarrão

Atenção, gaúchos!

O chimarrão consumido principalmente no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, tem temperatura média de 70°C e é justamente dessa forma que a maioria prefere: bem quente.

Nesta região, o surgimento de novos casos de câncer no esôfago chega a ser cinco vezes maior que no restante do país. Assim, medir a temperatura da água deve se tornar parte do preparo da bebida.

Mas isso não é uma exclusividade dos gaúchos. O chá verde, comumente consumido no Japão e na China, tem temperatura média de 80°C. O chá preto, bebida típica do Irã, pode chegar a 90°C. Até mesmo o café com leite, tão conhecido dos brasileiros, pode passar tranquilamente dos 65°C.

Então, atenção redobrada. Não deixe de tomar seu chá quentinho favorito, só cuide a temperatura!

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Vamos falar de saúde mental na adolescência?

Nos últimos anos, a ocorrência de transtornos mentais como ansiedade e depressão em adolescentes aumentaram de forma significativa, gerando uma grande preocupação. Afinal, quais fatores podem ajudar a amenizar essa tendência?

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios

Técnica tem origem japonesa e utiliza a energia vital para restaurar a harmonia física, mental, espiritual e emocional dos pacientes, promovendo saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail