Insetos: como (NÃO) conviver com eles

O calor vai chegando e os insetos se multiplicando. Antes de optar por venenos perigosos para a saúde e para o meio ambiente, dê uma olhada nestas dicas de repelentes naturais que preparamos

Redação NBE

Redação NBE

04/01/2024
Insetos: como (NÃO) conviver com eles Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

A maioria dos insetos é inofensiva. Mas os venenos para combatê-los, não.

Então repense suas estratégias para um NÃO convívio possível. Assim, tente espantar esses hóspedes indesejados com soluções naturais, que não ameaçam a saúde das crianças ou dos animais domésticos.

Alguns insetos até ajudam a manter outros longe. As formiguinhas, por exemplo, comuns em apartamentos, ajudam controlar as baratas, porque comem seus ovos.

Algumas dicas simples que podem te ajudar bastante:

Mosquitos - repelente para o ambiente

O cheiro da casca da laranja, do cravo, do limão, do manjericão e da citronela espanta os pernilongos. Para fazer um repelente, misture 100 gramas de folhas de manjericão, 100 gramas de citronela e um litro de álcool. Coloque no liquidificador, bata tudo, coe e coloque em um recipiente vedado. Uma vez por dia, pulverize o ambiente.

Laranja parcialmente descascada

Outra: no lugar daqueles refis em pastilha dos aparelhos elétricos contra insetos, experimente usar um pedaço de casca da laranja ou de limão-siciliano.

Mosquitos - repelente corporal

Para fazer um repelente corporal, mergulhe um pacote de cravos no álcool por 30 dias. Depois, coe a mistura e junte 50 ml de óleo de amêndoas. Não costuma ser alergênico, mas a recomendação é sempre usar inicialmente numa área menor para observar a reação da sua pele.

Saco de cravos

Traças

Para exterminar traças e seus ovos de livros e pequenos objetos, coloque-os dentro do freezer, em sacos plásticos vedados, por dois dias. As traças e seus ovos não sobrevivem ao frio. Sachês com folhas secas de lavanda, pimenta caiena, casca de cedro ou sálvia também espantam traças.

Passar óleo de lavanda nas superfícies onde ficam os livros também ajuda a manter as traças longe dos armários.

Carunchos

Os carunchos conseguem entrar em caixas de cereais e pacotes.

Uma forma de evitar que isso aconteça é armazenar os alimentos que são alvo desse bichinho (arroz, trigo e feijão) com algumas folhas secas de louro.

Uma medida preventiva é colocar os pacotes recém-comprados dentro do congelador por dois dias. Isso vai matar ovos que possam já estar dentro da embalagem.

Formigas

Cheiro de cravo, limão-siciliano e louro têm bons resultados para espantar formigas.

Louro

Outro aroma do qual elas não gostam é o do vinagre branco. Misture o vinagre em partes iguais com água e pulverize no caminho das formigas. Para evitar ataques à comida dos animais de estimação, ponha a tigela em uma bandeja com água.

Para que elas não subam até as folhas da sua árvore, envolva o tronco com fita adesiva dupla face até a altura de 7 cm.

Baratas

Misture açúcar e bicarbonato de sódio e espalhe em vasilhas pela casa; ou pingue óleo essencial de alecrim e eucalipto em algodão e distribua nos cômodos.

Aranhas

Pingue óleo essencial de hortelã pimenta em algodão e distribua nos cômodos. Você pode também colocar algumas gotas em um recipiente com álcool e borrifar em janelas e cantos.

Conhece mais alguma dica para o controle natural de insetos? Mande pra gente e não deixe de compartilhar as informações com seus amigos. Precisamos mover um esforço conjunto (e hercúleo) para reduzir o uso de venenos no meio ambiente.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Ano novo chinês mobiliza milhões de pessoas

O ano novo chinês inicia no dia 10 de fevereiro sob a regência do dragão

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O que fazer para aumentar a imunidade dos cachorros

Confira dicas e procedimentos infalíveis para manter a imunidade do seu Pet em alta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Porto Alegre saúda a Rainha das Águas

Uma cidade banhada por um imenso lago só poderia ter como padroeira uma santa ligada às águas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail