Aliada da saúde e da beleza

Grão libera a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade

Redação NBE

Redação NBE

13/09/2022
Aliada da saúde e da beleza Freepik

2 min de leitura

A linhaça é considerada um alimento muito benéfico para a saúde e beleza por ter um grande teor nutricional, sendo rica em fibras, magnésio, selênio, cálcio, fósforo, vitamina E, e B6, entre outros. É a mais rica fonte vegetal de ômega 3. Por possuir propriedades estrogênicas (lignanas, que substituem a função do estrogênio), é muito consumida pelas mulheres que se encontram na menopausa, pois ajuda a aliviar os sintomas.

É grande aliada também na prevenção da prisão de ventre, graças às fibras insolúveis, que promovem os movimentos naturais do intestino. “A linhaça combate a ansiedade e depressão por liberar a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade. Também ajuda a manter a saúde dos olhos, controlar as taxas de glicose, diminuir o colesterol e triglicerídeos, prolongar a sensação de saciedade e evitar o surgimento de câncer”, explica o professor de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, André Nascimento.


É importante comprar a semente de linhaça na forma de farinha ou triturar a semente em casa, porque o intestino não consegue digerir e absorver todos os nutrientes do grão inteiro.


E ainda ajuda na beleza, fortificando e estimulando o crescimento do cabelo, regenerando os fios danificados, retardando o envelhecimento da pele, prevenindo o surgimento de espinhas e problemas capilares.

O nutricionista recomenda o uso de uma colher de sopa por dia e de forma regular, mas adverte que consumir em excesso pode ter efeito contrário, provocando prisão de ventre, diarreia, gases ou inchaço abdominal.

Como consumir

Você pode escolher entre a linhaça marrom ou linhaça dourada. Ambas são muito benéficas e saborosas, mas a dourada costuma ter um teor mais alto de lignanas. Pode ser utilizada no arroz, saladas, bolos, panquecas, pães e biscoitos, por exemplo.

É importante comprar a semente de linhaça na forma de farinha ou triturar a semente em casa, porque o intestino não consegue digerir e absorver todos os nutrientes do grão inteiro. Além disso, essa semente deve ficar armazenada em um recipiente com boa vedação e protegida da luz, para preservar os nutrientes.

Água de linhaça

Simples de preparar, é muito utilizada no tratamento da prisão de ventre.

Coloque uma colher de sopa de linhaça num copo com água filtrada e deixe de molho durante toda a noite. No outro dia beba a água em jejum. Triture as sementes e utilize em preparos, molhos ou na elaboração de pães e afins.


Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Para integrar corpo e mente

Técnica da Psicologia do Exercício é aliada da saúde integral

Thais Wortmann Gomes

Thais Wortmann Gomes

blog photo

Psiconeuroimunologia e Epigenética

Até onde vai nosso poder sobre o corpo e a mente?

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Atitude em relação à doença faz diferença

Autocura do corpo pode ser estimulada

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail