Corpo em movimento na terceira idade: sinônimo de saúde e bem-estar

A prática regular de atividade física é essencial para idosos - faz bem para o corpo e para a mente, proporcionando mais saúde, autonomia e bem-estar.

Redação NBE

Redação NBE

30/10/2023
Corpo em movimento na terceira idade: sinônimo de saúde e bem-estar Arquivo Alberton Studio Personal

3 min de leitura

Sabemos que a busca pela longevidade - com saúde e qualidade de vida - tem sido um grande desafio para a ciência. Já avançamos muito nessa questão, mas o panorama que se apresenta nos mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer. Dados divulgados na última sexta-feira, dia 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um envelhecimento significativo da população brasileira: o total de idosos com 65 anos ou mais saltou de 14.081.477 em 2010 para 22.169.101 em 2022. Ou seja: um aumento de 57,4%.

E o Rio Grande do Sul lidera o ranking dos estados brasileiros com o maior percentual de população idosa. Por aqui, 14,1% dos moradores têm 65 anos ou mais. Mas a grande questão é: como essa parcela da população pode viver mais e melhor, trilhando a terceira idade com mais saúde, autonomia e bem-estar? Uma das respostas - já comprovada pela ciência - é a prática regular de atividade física.

Movimentação corporal regular minimiza danos ligados ao envelhecimento

O personal trainer Ismael Alberton (proprietário do Alberton Studio Personal, em Garibaldi) atua com diversos públicos - especialmente idosos - e afirma que manter o corpo em movimento na terceira idade é essencial para minimizar os danos que acompanham o processo natural de envelhecimento, como a redução da força e da massa muscular (sarcopenia) ou mesmo a perda do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade, entre outros.

Ele reforça: “Estudos já comprovaram que idosos que praticam atividade física regularmente têm ganhos significativos para o corpo e mente. Tornam-se também mais independentes e autônomos - o que faz muita diferença nessa fase da vida”. Alberton destaca que a partir dos 40 anos, inicia o processo de perda muscular e óssea, que vai se agravando com o passar do tempo.

Homem observando senhora praticando exercício físico

Sobrepeso e sedentarismo: vilões que podem comprometer a saúde e bem-estar de idosos

O profissional de Educação Física explica que essa perda estrutural e funcional no organismo pode se intensificar em casos de sobrepeso e sedentarismo e nessas situações, acabam surgindo - ou piorando - problemas ligados à diabetes ou hipertensão, por exemplo. “Por isso, afirmamos que nunca é tarde para dar início a uma rotina mais saudável e regrada, mantendo a boa alimentação, dormindo bem e adotando a prática regular de atividades/exercícios físicos”.

Mas Alberton ressalta a importância de uma avaliação médica prévia e da anamnese (um dos pilares da avaliação física, etapa necessária para iniciar adequadamente um programa de exercícios ou um esporte), principalmente para quem é sedentário. “A partir daí, o aluno vai ser direcionado e orientado para o exercício físico capaz de atender suas necessidades, de acordo com sua condição e capacidade física. E completa: “Inicie com moderação, respeitando seus limites e progredindo gradativamente nos exercícios, sempre com o acompanhamento de um profissional da área”.

Alguns benefícios da prática regular de atividade/exercícios físicos na terceira idade:

  • Reforço do sistema imunológico
  • Prevenção do aparecimento de doenças crônicas
  • Estímulo da memória
  • Melhora no sistema cardiorrespiratório
  • Prevenção da perda óssea
  • Manutenção do tônus muscular
  • Regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos
  • Prevenção/diminuição de problemas cardiovasculares
  • Auxílio no controle da diabetes e da artrite
  • Mais disposição no dia a dia
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora
  • Melhora em relação à flexibilidade e à força

Fontes/dados:

Agência Brasil

Portal PUC/RS

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail