Corpo em movimento na terceira idade: sinônimo de saúde e bem-estar

A prática regular de atividade física é essencial para idosos - faz bem para o corpo e para a mente, proporcionando mais saúde, autonomia e bem-estar.

Redação NBE

Redação NBE

30/10/2023
Corpo em movimento na terceira idade: sinônimo de saúde e bem-estar Arquivo Alberton Studio Personal

3 min de leitura

Sabemos que a busca pela longevidade - com saúde e qualidade de vida - tem sido um grande desafio para a ciência. Já avançamos muito nessa questão, mas o panorama que se apresenta nos mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer. Dados divulgados na última sexta-feira, dia 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um envelhecimento significativo da população brasileira: o total de idosos com 65 anos ou mais saltou de 14.081.477 em 2010 para 22.169.101 em 2022. Ou seja: um aumento de 57,4%.

E o Rio Grande do Sul lidera o ranking dos estados brasileiros com o maior percentual de população idosa. Por aqui, 14,1% dos moradores têm 65 anos ou mais. Mas a grande questão é: como essa parcela da população pode viver mais e melhor, trilhando a terceira idade com mais saúde, autonomia e bem-estar? Uma das respostas - já comprovada pela ciência - é a prática regular de atividade física.

Movimentação corporal regular minimiza danos ligados ao envelhecimento

O personal trainer Ismael Alberton (proprietário do Alberton Studio Personal, em Garibaldi) atua com diversos públicos - especialmente idosos - e afirma que manter o corpo em movimento na terceira idade é essencial para minimizar os danos que acompanham o processo natural de envelhecimento, como a redução da força e da massa muscular (sarcopenia) ou mesmo a perda do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade, entre outros.

Ele reforça: “Estudos já comprovaram que idosos que praticam atividade física regularmente têm ganhos significativos para o corpo e mente. Tornam-se também mais independentes e autônomos - o que faz muita diferença nessa fase da vida”. Alberton destaca que a partir dos 40 anos, inicia o processo de perda muscular e óssea, que vai se agravando com o passar do tempo.

Homem observando senhora praticando exercício físico

Sobrepeso e sedentarismo: vilões que podem comprometer a saúde e bem-estar de idosos

O profissional de Educação Física explica que essa perda estrutural e funcional no organismo pode se intensificar em casos de sobrepeso e sedentarismo e nessas situações, acabam surgindo - ou piorando - problemas ligados à diabetes ou hipertensão, por exemplo. “Por isso, afirmamos que nunca é tarde para dar início a uma rotina mais saudável e regrada, mantendo a boa alimentação, dormindo bem e adotando a prática regular de atividades/exercícios físicos”.

Mas Alberton ressalta a importância de uma avaliação médica prévia e da anamnese (um dos pilares da avaliação física, etapa necessária para iniciar adequadamente um programa de exercícios ou um esporte), principalmente para quem é sedentário. “A partir daí, o aluno vai ser direcionado e orientado para o exercício físico capaz de atender suas necessidades, de acordo com sua condição e capacidade física. E completa: “Inicie com moderação, respeitando seus limites e progredindo gradativamente nos exercícios, sempre com o acompanhamento de um profissional da área”.

Alguns benefícios da prática regular de atividade/exercícios físicos na terceira idade:

  • Reforço do sistema imunológico
  • Prevenção do aparecimento de doenças crônicas
  • Estímulo da memória
  • Melhora no sistema cardiorrespiratório
  • Prevenção da perda óssea
  • Manutenção do tônus muscular
  • Regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos
  • Prevenção/diminuição de problemas cardiovasculares
  • Auxílio no controle da diabetes e da artrite
  • Mais disposição no dia a dia
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora
  • Melhora em relação à flexibilidade e à força

Fontes/dados:

Agência Brasil

Portal PUC/RS

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

10 benefícios do suco de uva para a saúde

Campanha nacional de marketing "Naturalmente Brasileiro - Bem-Estar, Saúde e Sabor" promove bebida como escolha saudável para todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Em dias frios, não esqueça da água

Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão. E ajuda a perder peso

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios do Thetahealing

Técnica terapêutica energética criada há quase trinta anos, o Thetahealing atua identificando e transformando crenças limitantes, além de trabalhar sentimentos e auxiliar na resolução de problemas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail