Boas dicas para atletas vegetarianos e/ou veganos

As quantidades e o tipo de alimento vão depender de cada pessoa, do seu objetivo

Redação NBE

Redação NBE

19/10/2023
Boas dicas para atletas vegetarianos e/ou veganos Freepik/NBE

2 min de leitura

Mesmo que a primavera ainda não tenha dado todo o seu ar da graça no Sul do país, nesta época do ano é comum adeptos de exercícios físicos intensificarem os treinamentos.

É aí que mora o perigo, especialmente para vegetarianos e veganos, caso a prática não venha acompanhada de uma boa dieta.

Segundo os nutricionistas, a dieta é responsável por mais de 50% dos resultados do treinamento físico, logo, é necessário cautela ao construir um programa alimentar. A demanda por nutrientes é elevada e uma deficiência poderia causar vários problemas.

Felizmente, a dieta baseada em vegetais é extremamente rica e isso facilita e potencializa a obtenção dos mais diversos nutrientes.

Dieta

Atletas e demais praticantes devem procurar obter o máximo de nutrientes de forma natural e suplementar proteína vegetal isolada (ervilha, arroz, soja) apenas quando necessário para atingir as quantidades de macronutrientes determinadas pelo nutricionista, relacionando isso com o horário da ingestão dos alimentos e intervalo entre as refeições.

As quantidades e o tipo de alimento vão depender de cada pessoa, do seu objetivo (ganho de massa muscular, emagrecimento, definição, saúde), se tem doença associada, modalidade e intensidade do exercício e da idade, entre outros fatores. O melhor é procurar um nutricionista especializado para orientar uma dieta personalizada.

Observe algumas dicas de cardápios*:

Antes do treino

Consuma alimentos fontes de energia que são os carboidratos de médio e baixo índice glicêmico, ou seja, que liberem energia aos poucos na corrente sanguínea. Assim terá energia durante todo o treino. Além dos carboidratos é importante também oferecer proteínas em quantidades moderadas para evitar a perda de massa muscular.

EXEMPLO 1

  • Leite vegetal + banana + quinua

EXEMPLO 2

  • Batata doce + pasta de amendoim

EXEMPLO 3

  • Pão integral + tofu amassado

EXEMPLO 4

  • Suco estimulante (beterraba + banana + quinua)

Pós treino

Após o exercício é preciso reparo e regeneração muscular, por isso deve-se preferir carboidratos de alto índice glicêmico para repor o glicogênio muscular, associado a proteínas magras.

EXEMPLO 1

  • Arroz branco + ervilhas no vapor

EXEMPLO 2

  • Leite vegetal + quinua + morangos

EXEMPLO 3

  • Tapioca com recheio de pasta de tofú

*Fonte: nutricionista Gabriela Zago

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

10 benefícios do suco de uva para a saúde

Campanha nacional de marketing "Naturalmente Brasileiro - Bem-Estar, Saúde e Sabor" promove bebida como escolha saudável para todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Em dias frios, não esqueça da água

Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão. E ajuda a perder peso

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios do Thetahealing

Técnica terapêutica energética criada há quase trinta anos, o Thetahealing atua identificando e transformando crenças limitantes, além de trabalhar sentimentos e auxiliar na resolução de problemas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail