Óleo de coco é aliado nas rotinas de beleza

Ao usar óleo de coco na pele e nos cabelos, certifique-se de que é 100% vegetal e que não apresenta, em sua composição, nenhum óleo mineral

Redação NBE

Redação NBE

07/11/2023
Óleo de coco é aliado nas rotinas de beleza  Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Rico e natural, o óleo de coco é um item versátil e pode oferecer diferentes benefícios ao organismo. Além de ser consumido de formas variadas, o óleo de coco simplifica as rotinas de cuidados com a pele e cabelos. E, de quebra, você ainda vai economizar.

Experimente estas dicas:

Removedor de maquiagem

Quem usa maquiagem nos olhos, principalmente os produtos que são à prova d’água, sabe a dificuldade que é remover os resíduos após o banho e antes de dormir. No entanto, um truque fantástico é utilizar óleos naturais para essa remoção. Afinal, não é à toa que os demaquilantes bifásicos são tão famosos, já que unem os benefícios dos tônicos aos dos óleos. O óleo de coco, em especial, além de tirar a maquiagem sem dificuldades, ainda hidrata a região dos olhos, protegendo a pele dos danos do tempo.

Esfoliante de pele e lábios

O óleo de coco é um alimento cheio de ácidos graxos, por isso ele é ótimo para a renovação das células. Caso você queira fazer uma esfoliação com o óleo de coco, misture o óleo com açúcar e passe a mistura no rosto inteiro em movimentos circulares.

Mulher segurando coco enquanto massageia o rosto

Auxilia na nutrição da pele

O óleo de coco é um antifúngico e bactericida natural. Assim, ele também hidrata a pele, especialmente por ser absorvido com bastante facilidade e ter grandes propriedades nutritivas.

Máscaras hidratantes para os cabelos

O óleo de coco possui propriedades hidratantes e nutritivas que são essenciais para a saúde dos fios, como a vitamina E e os ácidos graxos, que penetram profundamente nas cutículas capilares, deixando o cabelo tratado como nenhum outro produto é capaz de fazer.

Para utilizá-lo em sua rotina de tratamentos, você pode fazer a famosa umectação dos fios, ou acrescentar o óleo à sua máscara preferida.

Umectação dos cabelos

A umectação une uma massagem de origem indiana com óleos essenciais com uma técnica de nutrição dos fios com óleos naturais. Ela é capaz de repor os nutrientes perdidos com as agressões do dia a dia e das químicas, diminuindo o ressecamento e o frizz.

Para fazer a umectação, basta aplicar uma quantidade pequena de óleo de coco nos fios, enluvando cada mecha de cabelo e massageando o couro cabeludo (se o seu cabelo for oleoso, aplique a uma distância de pelo menos um palmo da raiz).

Após aguardar alguns minutos para a absorção, lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Caso ainda fiquem resíduos de óleo no cabelo, a dica é realizar a técnica de co-wash, ou seja, lavar o couro cabeludo com condicionador. Pode parecer estranho de início, mas um bom condicionador pode ser ideal para retirar a oleosidade.

Frasco de óleo de coco em cima de mesa

Máscaras batizadas com óleo

Outra forma de usar o óleo de coco é batizando uma máscara de hidratação que você já possui em casa. Quando for fazer a hidratação depois de lavar os cabelos, adicione uma colher de sopa de óleo de coco na sua máscara e misture bem. Aplique no cabelo e use touca térmica pelo tempo sugerido na embalagem do produto. Retire a máscara e condicione os fios.

Clareamento dos dentes

O óleo de coco também pode ser usado na higiene bucal. Embora ainda não tenham sido publicadas pesquisas comprovando o fato, muitas pessoas relatam que o óleo é capaz de clarear naturalmente os dentes. O bochecho deve ser feito com uma colher de óleo de coco por cerca de 15 a 20 segundos. Após esse tempo, cuspa o óleo e escove os dentes regularmente.

O óleo de coco possui em sua composição o ácido laúrico, capaz de combater a bactéria Streptococcus, agente causador de uma série de problemas dentários, como cáries e abscessos, além de evitar aftas.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Geriatra orienta para o necessário cuidado especial com idosos

Dicas simples podem ajudar idosos atingidos direta ou indiretamente pelas inundações. Acompanhe

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Hotéis do Sesc recebem premiação

Os hotéis do Sesc/RS de Gramado e de Torres foram premiados no Travellers Choice 2024,

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Ratatouille: um delicioso prato de forno que já inspirou até filme

Confira a receita deste ensopado de legumes simples e saboroso, tradicional na culinária francesa

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail