Decore os quartos infantis para promover a liberdade e o aprendizado

No método Montessori, os quartos infantis são pensados sob a ótica das crianças. E são uma graça

Redação NBE

Redação NBE

08/03/2024
Decore os quartos infantis para promover a liberdade e o aprendizado Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Esse estilo de organização e decoração de quarto de crianças não é apenas estético, mas faz parte de uma metodologia de ensino e aprendizagem muito mais ampla, chamada de Método Montessori. Criado em 1907 pela médica e educadora italiana Maria Montessori, o método tem o objetivo de possibilitar a busca direta e pessoal pelo aprendizado.

O que são os quartos montessorianos?

O quartos montessorianos são, na verdade, a aplicação prática de diversos conceitos do método da educadora italiana, que acreditava que os quartos infantis deveriam ser ambientes criativos e que ajudassem os pequenos a se desenvolver e se expressar de forma espontânea e saudável.

Mais do que um ambiente estimulante, a ideia por trás do Método é incentivar as crianças a construírem a sua própria autonomia, explorando o ambiente sozinhas, em um processo natural de desenvolvimento.

Os princípios que regem essa metodologia são:

  • Proporcionar diferentes atividades e experiências sensoriais;
  • Incentivar a criança a interagir com o ambiente de forma espontânea;
  • Possibilitar liberdade de movimento;
  • Incentivar a tomada de decisão e a autonomia;
  • Acolher as necessidades específicas de cada criança e respeitar seu ritmo individual.

Quarto de paredes claras com cama no chão

Como montar quartos montessorianos?

Para que isso seja possível, os quartos precisam ser pensados segundo a ótica das crianças e não a dos adultos ou dos pais. Veja como:

1 - Monte a cama no chão

Mesmo para bebês e crianças pequenas, o berço deve ser substituído por um colchão no chão, bem confortável e quentinho, ou uma cama bem baixa. Dessa forma, eles podem ter independência para deitarem e se levantarem quando quiserem.

Lembre-se de colocar um tapete embaixo do colchão, separando-o da umidade e do frio do chão, e forre em volta da caminha com mantas e colchonetes para que a criança possa rolar sem se machucar.

2 - Dê autonomia para a criança organizar suas próprias coisas

Os brinquedos devem ser organizados sempre pela criança, com o suporte dos pais, claro. Dessa forma, ela conseguirá escolher quais são os seus objetos favoritos, deixando-os perto de onde gosta de brincar para ter acesso a eles sempre que quiser.

Além disso, essa é uma excelente forma de exercitar a autonomia desde cedo, para que a criança se sinta responsável pelas suas coisas. Um exemplo simples de como fazer isso é colocar um porta-casacos na altura da criança para que ela possa guardar suas roupas assim que chegar.

3 - Deixe tudo ao alcance da criança

Todos os móveis devem estar ao alcance da criança e, de preferência, devem ser miniaturas do seu tamanho. Isso vale tanto para mesinhas com cadeiras, como para bancos, prateleiras de brinquedos, caixas para guardar objetos etc.

Mãe agachada ao lado do filho

4 - Crie uma decoração simples e lúdica

Um espaço amplo e com poucos objetos cria um ambiente ideal para a criança brincar livremente. Estabeleça um rodízio de seus brinquedos, para que ela não os perca na confusão de objetos e mantenha tudo sempre organizado.

Para guardar os brinquedos, é possível utilizar caixas transparentes e etiquetadas. Se a criança for maior, pode fazer as etiquetas ela mesma, mesmo que só com desenhos. Toda a decoração do quarto deve remeter ao lúdico e ao ato de brincar.

5 - Instale um espelho em uma das paredes do quarto

O espelho é um dos elementos clássicos dos quartos montessorianos. É por meio dele que a criança, desde pequena, passa se ver e tomar consciência de quem é. Para bebês, o ideal é um espelho na horizontal, e para crianças maiores, um na vertical.

6 - Monte o cantinho da leitura

O contato com livro desde cedo é muito benéfico para crianças, mesmo que elas ainda não tenham sido alfabetizadas. Monte um cantinho da leitura com livros de diferentes temas e deixe-os à disposição para que a criança pegue quando e quantos quiser.

7 - Cuide da segurança

Para um ambiente onde as crianças possam se movimentar livremente, a segurança é essencial. O quarto deve ser livre de objetos pontiagudos e quinas, e as tomadas devem ser protegidas.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Compartilhar é econômico e ecológico

A economia colaborativa é uma tendência que chegou para ficar. São várias formas de compartilhar, mas o Banco de Tempo é, sem dúvida, a mais genial

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O que as cartas dizem?

Conheça detalhes dessa prática que há séculos desperta curiosidade e fascínio nas pessoas, além de ser um dos oráculos mais consultados do mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Focaccia: abocanhe seu pedaço!

Versátil, saborosa, aromática… não faltam adjetivos para a Focaccia - uma preparação que conquistou o paladar dos brasileiros e hoje figura soberba nas padarias e delicatessens espalhadas pelo país

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail