7 dicas para uma vida mais organizada

A bagunça cansa o cérebro, distrai e rouba o seu tempo

Redação NBE

Redação NBE

14/07/2023
7 dicas para uma vida mais organizada AdobeStock/NBE

4 min de leitura

Você sabia que o excesso de estímulo visual, como o provocado pela bagunça, atrapalha a nossa capacidade de prestar atenção em uma atividade só?

O ambiente bagunçado também limita a capacidade do nosso cérebro de processar informações e guardá-las na memória. Além do mais, essa condição leva à distração, à irritação e a muito estresse.

"A energia que a bagunça exige do nosso cérebro acaba por cansá-lo mais rápido", afirma a psiquiatra Luciana Gioia. "Em um guarda-roupa bagunçado, a gente olha, mas não consegue encontrar com facilidade aquilo que procura. Se, ao contrário, estiver tudo arrumado, é só bater o olho que o cérebro já localiza e decide o que vestir. É uma economia de energia cerebral que pode ser aproveitada em outras atividades do dia a dia".

Essa relação entre bagunça e concentração vale tanto para o ambiente doméstico quanto para o profissional. A diferença, no caso do escritório, fica por conta da maior exigência de produtividade e do relacionamento com os colegas.

"Quanto mais estímulo visual, mais dificuldade o cérebro vai ter de se concentrar no que é mais importante. Não precisa nem ser o ambiente de trabalho todo. A mesa já pode ser suficiente para atrapalhar", diz o psiquiatra Duílio de Camargo, do setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mesmo que existam pessoas que digam "da minha bagunça eu entendo" ou "eu sei onde está qualquer coisa que precisar", o psiquiatra explica que, como o ambiente de trabalho é coletivo, mesmo que a sua bagunça não atrapalhe o dono dela, o colega ao lado pode ser prejudicado sem se dar conta disso.

A perturbação não se limita a encontrar um objeto específico no meio da desordem, a bagunça em si é causa da poluição visual e, consequentemente, de distração e convite ao descaso.
** Organização é sinônimo de qualidade de vida. O ganho de tempo e qualidade de vida são os principais benefícios.**

Ordem interna e externa

A vida organizada é muito melhor, com mais tempo livre, menos estresse e uma cabeça mais desimpedida. Colocar ordem nas coisas é fundamental e ajuda a pessoa a se organizar internamente. O Nosso Bem Estar selecionou algumas dicas* para ajudar a organizar e simplificar a vida. Confira:

1. Reserve 15 minutos para organização

Reserve 15 minutos por dia para organizar alguma coisa, uma gaveta, um canto do armário, uma superfície. Pode parecer pouco tempo, mas 15 minutos de organização diária fazem uma enorme diferença.

2. Jogue algo fora

Todos os dias, jogue qualquer coisa fora (entenda-se também por jogar fora doar e reciclar). Assim, no final de um ano, você se livrou de 365 coisas que não lhe fazem falta e tem menos 365 coisas para organizar e limpar.

3. Passe um tempo fora da internet

Tire períodos sabáticos digitais. Um dia por semana ou uma semana inteira, não entre na internet e responda somente a e-mails muito importantes. Aproveite este tempo para ler livros, assistir a bons filmes, ter conversas interessantes, passear e ligar-se mais à natureza.

4. Saia da pressa compulsiva

Ande mais devagar. Respire bem, olhe ao redor. Se os seus dias são sempre apressados e você é daquelas pessoas que corre para pegar o metrô ou o ônibus, por que não sair de casa 15 minutos mais cedo e ir com mais calma? Isso vai fazer uma grande diferença para sua qualidade de vida.

Mulher tomando chá

5. Agende um tempo para você

Um tempo para não fazer nada que exija concentração ou movimentação. Coloque música para tocar, faça um chá, sente-se no sofá e relaxe. Faça disso hábito, nem que sejam só dez minutos por dia.

6. Controle o seu dinheiro

Utilize estas cinco regras de ouro: 1. estabeleça objetivos financeiros, 2. faça orçamentos mensais, 3. pague a si próprio em primeiro lugar, 4. pague as contas assim que as receber e 5. dê uma mesada a si próprio para gastar à vontade.

7. Organize sua agenda

Especifique um dia da semana para fazer tarefas menores ou resolver coisas na rua, como marcar consultas, ir à farmácia, tratar de assuntos nos serviços públicos, fazer supermercado etc. Reserve uma manhã ou tarde para fazer tudo isso, em vez de fazer uma coisinha por dia. Ao organizar essas atividades em conjunto, você não perde tempo com isso nos outros dias da semana e tem mais tempo para o que realmente interessa.

*Dicas do livro "100 Dicas Fáceis para Organizar e Simplificar a Vida", da portuguesa Rita Domingues

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Compartilhar é econômico e ecológico

A economia colaborativa é uma tendência que chegou para ficar. São várias formas de compartilhar, mas o Banco de Tempo é, sem dúvida, a mais genial

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O que as cartas dizem?

Conheça detalhes dessa prática que há séculos desperta curiosidade e fascínio nas pessoas, além de ser um dos oráculos mais consultados do mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Focaccia: abocanhe seu pedaço!

Versátil, saborosa, aromática… não faltam adjetivos para a Focaccia - uma preparação que conquistou o paladar dos brasileiros e hoje figura soberba nas padarias e delicatessens espalhadas pelo país

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail