Fazer o bem faz bem

Em 28 de agosto se comemora o Dia Nacional do Voluntariado

Redação NBE

Redação NBE

25/08/2022
Fazer o bem faz bem Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Aproveitamos a comemoração do Dia Nacional do Voluntariado – em 28 de agosto – para compartilhar algumas iniciativas inspiradoras de voluntariado.

Sempre vai haver uma forma de praticar o bem. Especialmente pessoas aposentadas, que têm tempo e salário garantidos, devem experimentar esta prática em benefício próprio e de outros.

Sempre vai haver algum projeto que mereça o seu apoio. Ainda que você não queira “colocar a mão na massa”, pode apoiar – nem que seja financeiramente – aqueles que o fazem.

Conheça algumas iniciativas e inspire-se.

Esporte e Cultura

Em 2005, o professor de Educação Física Armando Fernandes iniciou um projeto voluntário para o ensino de tênis numa escola de Viamão. Quando se aposentou, em 2016, decidiu incrementar e ampliar o projeto.

Hoje, os projetos Tenis Class e Teatro Class são desenvolvidos na Escola Estadual Rio de Janeiro, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, envolvendo alunos, pais e a comunidade, com o “objetivo de ajudar na formação de cidadãos através dos princípios esportivos, da disciplina e da interação social”.

“O verdadeiro propósito é envolver a comunidade escolar e as famílias em atividades socais e esportivas que tragam resultados positivos para a vida”, destaca o professor.

Todo o material – raquete, bolinhas e outros é disponibilizado gratuitamente. Para isso, ele conta com ajuda de parceiros e aceita doações. Quem quiser ajudar pode fazer contatos pelo fone (51) 98464.9900.

Fã do jornal Nosso Bem Estar, o professor Armando Fernandes também cultiva o hábito da leitura entre os alunos. Mensalmente distribui o jornal para os participantes do projeto e também se voluntaria para levar o Nosso Bem Estar para outros locais.

Torcidas Organizadas

Ninguém duvida do poder de mobilização de clubes esportivos e é uma certa tradição das torcidas se organizarem para promover ações sociais. Mas, foi durante a pandemia que este movimento cresceu muito. Impedidos de ir aos estádios, os torcedores se voltaram também para ajudar em movimentos de solidariedade.

A Associação de Colorados de Caxias do Sul incrementou suas ações a partir da pandemia com uma série de iniciativas, desde a produção de máscaras, doação de alimentos e de materiais de limpeza, sopão para moradores de rua, rifas e leilões de camisas autografadas por jogadores para levantar fundos, entre muitas outras.

“O futebol permite uma união de pessoas muito diversas e consegue superar divergências em nome de um bem maior que é o Clube. Aproveitamos a sinergia do grupo e esta capacidade grande de mobilização para canalizar apoio a causas sociais”, observa o jornalista Fábio Rauch, que preside a Associação dos Colorados de Caxias do Sul.

Ressignificando a dor

A Associação Chico Viale foi fundada em julho de 2007, em São Francisco de Paula/RS, pela jornalista Patrícia Viale. Homenageia o irmão dela, Francisco Viale, que sofreu um acidente de carro e precisou de doação de sangue.

O movimento acabou recolhendo mais de 500 bolsas de sangue. O irmão veio a falecer, mas Patrícia decidiu ressignificar a perda encontrando uma forma beneficiar outras pessoas. Fundou a Associação Chico Viale e manteve as campanhas para incentivar doação de sangue na região.

Em paralelo, Patrícia acolheu a iniciativa das tias de ajudar mães carentes com os enxovais para seus bebês recém-nascidos, no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Assim, mantém a campanha permanente “Doe um novelo do lã”, que permite a entrega de lindos kits de enxoval, elaborados por várias voluntárias.

Rotary

A organização de Rotary Clube iniciou em 1905, nos Estados Unidos, por iniciativa do advogado Paul Harris e ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Com os lemas "Dar de Si Antes de Pensar em Si" e "Mais se Beneficia Quem Melhor Serve", a iniciativa se tornou uma organização internacional, com a criação de Clubes de Rotary em inúmeras cidades com objetivos de promover ações humanitárias.

“O Rotary de Gramado Amizade foi criado em 2021 a partir dos intercâmbios feitos pelo Rotary Internacional para conhecer projetos desenvolvidos por grupos rotarianos em várias cidades. Nosso primeiro projeto foi voltado para o ensino de inglês para meninas carentes, de forma online”, conta Esther Atz, editora do Nosso Bem Estar da Região das Hortênsias, explicando que outros Clubes também atuam na região.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Arroz nosso de cada dia

RS lidera a maior produção de arroz orgânico da América Latina

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Karma Yoga em Montenegro

Dependentes químicos recebem aulas gratuitas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Brasileiros se unem para defender a democracia

Carta tem mais de um milhão de assinaturas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail