Planejamento financeiro não precisa ser chato

Como evitar angústia e estresse com o dinheiro

Redação NBE

Redação NBE

01/03/2022
Planejamento financeiro não precisa ser chato Adobe Stock/NBE

5 min de leitura

Rodrigo Dani*

Muitas vezes o excesso de atividades nos deixa estressados, cansados, irritados e, claro, isso acaba afetando o nosso trabalho, as relações e quase tudo o que está em volta. E, se você não vive em uma caverna e come só o que planta, vai precisar lidar com o dinheiro. Então, saber administrar o dinheiro de uma forma simples, inteligente, que não gaste muito tempo e que seja eficiente e prático para o momento e para o futuro, é importante para continuar equilibrando e 'não deixar cair o prato' das finanças.

Quanto menos tempo lidamos com dinheiro, mais tempo passamos pensando nele. Isso parece um paradoxo, mas não é. O que acontece é que, quando não paramos um momento para administrar a grana, acabamos gastando mais tempo e energia com isso, pois ficamos confusos e com aquela sensação de contas em atraso. Planejamos mentalmente algumas soluções que, na prática, muitas vezes não acontecem. Ou seja, não resolvemos a situação de fato.

Estamos tomando todos os dias o remédio para dor de cabeça, mas não paramos e olhamos para saber o que realmente está causando essa dor.

Por isso, realmente precisamos dar uma pausa para refletir sobre finanças.

Às vezes não queremos enfrentar a realidade e tudo bem. Pois, dependendo da situação, é mais fácil nem abrir aquela fatura do cartão, que chega a assustar. Cansa só de pensar em ver quanto se está pagando de juros e em como fazer para quitar as dívidas (e, ainda sim, fazer sobrar dinheiro).

Mas, para resolver a situação, é preciso olhar para isso. Não tem jeito. Senão só estamos empurrando a sujeira para debaixo do tapete.

No início pode ser mais desafiador encarar os números, mas é fundamental.

Comece devagar e aos poucos. Cinco minutos por semana, analisando as contas que você tem. Essa simples ação já vai trazer maior clareza e organização ao longo do tempo.

Assim, a angústia, o estresse e o excesso de pensamentos sobre as contas tendem a diminuir.

Passo a passo

Planejamento financeiro não precisa ser chato, com planilhas complexas, que só um gênio da matemática ou um expert em Excel conseguem fazer.

Alguns passos e poucos ajustes podem ser seu grande início na organização com o dinheiro. Acompanhe:

Passo 1 - Escolha um dia que você esteja bem disposta(o) e se programe com alguns minutos para olhar o saldo das contas e do cartão de crédito.

- Imagine como estará o saldo no final do mês (um chute mesmo!). A ideia é que você vá se familiarizando com os números e tentando criar um mini hábito nas finanças.

Para esse momento, você pode até fazer um pequeno ritual para deixar essa função mais leve. Coloque uma música, um incenso, prepare um chá ou abra um vinho. Não importa. A sugestão aqui é se preparar e ter um tempo de qualidade para essa atividade que pode ser leve e agradável. Não precisa ser um fardo. Aos poucos a poeira vai baixando e fica mais claro e fluido lidar com as contas.

Lembre-se de que esse cuidado e alguns pequenos ajustes, hoje, vão fazer toda a diferença amanhã. Precisamos pensar no futuro, fazendo o que podemos com o que temos no agora.

Passo 2 - Para nosso planejamento financeiro funcionar é fundamental manter uma estrutura financeira simples.

Ao lidar com dinheiro, menos é mais! Facilita muito o dia a dia ter apenas 01 conta corrente, 01 cartão de crédito e, se você investe, 01 conta em corretora.

Essa é a estrutura suficiente para a maioria das pessoas.

Pense sempre em como facilitar e usar menos tempo para cuidar do dinheiro, de uma maneira prática e eficiente.

Passo 3 - As tentações de cartões sem custo, de mercado, bancos digitais e outros, mais a facilidade ao crédito, nos fazem pensar que é bom e necessário ter mais que um cartão, mas na prática isso raramente funciona.

Na verdade, isso atrapalha muito mais do que ajuda.

Às vezes, pode até funcionar ter 02 ou 03 cartões de crédito. A dificuldade está em manter essa organização quando acontecer algo que não prevemos e precisamos deixar por um tempo as contas de lado para focar em outra coisa.

Neste caso, voltar e reorganizar as finanças e colocar as contas nos trilhos novamente fica bem mais complexo e trabalhoso.

Passo 4 - Outra ferramenta poderosa e simples é o débito automático. Coloque todas as contas que conseguir no débito da sua conta corrente ou cartão de crédito. Contudo, é importante salientar que isso não quer dizer que não devemos conferir as despesas e ver se o valor está de acordo! Caso a fatura esteja errada, você pode e deve bloquear imediatamente o débito.

No início pode ser um pouco trabalhoso, mas depois de feito o cadastro apenas uma vez, essas despesas não serão mais motivo de preocupação todos os meses, além de evitar juros e multa por atraso.

Uma coisa é certa na vida: a incerteza.

Desta forma, entender a importância de ter um mínimo controle sobre a energia do dinheiro, com uma estrutura minimalista, separando um tempo na agenda para cuidar desse planejamento, fica menos cansativo e mais leve olhar para as finanças, contribuindo para uma melhor qualidade de vida no presente e no futuro.

De uma maneira organizada e simplificada, seu planejamento financeiro fica mais suave, tornando mais fácil lidar com as situações inesperadas da vida que venham a acontecer.

*Rodrigo Dani é consultor financeiro.

  • Complemente esta leitura com as dicas da psicoterapeuta Rose Johan para evitar o estresse e a ansiedade e garantir um ano mais leve. LEIA

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O que as cartas dizem?

Conheça detalhes dessa prática que há séculos desperta curiosidade e fascínio nas pessoas, além de ser um dos oráculos mais consultados do mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Focaccia: abocanhe seu pedaço!

Versátil, saborosa, aromática… não faltam adjetivos para a Focaccia - uma preparação que conquistou o paladar dos brasileiros e hoje figura soberba nas padarias e delicatessens espalhadas pelo país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cabelos pedem mais atenção no Outono

Cabeleireira dá dicas eficientes para cuidar dos cabelos nesta época do ano

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail