Focaccia: abocanhe seu pedaço!

Versátil, saborosa, aromática… não faltam adjetivos para a Focaccia - uma preparação que conquistou o paladar dos brasileiros e hoje figura soberba nas padarias e delicatessens espalhadas pelo país

Redação NBE

Redação NBE

25/04/2024
Focaccia: abocanhe seu pedaço! Arquivo La Vie

2 min de leitura

Quem resiste a um naco de pão quente, recém saído do forno? Esse alimento ancestral (com origens que remontam ao período Neolítico) consumido de um canto a outro do planeta é repleto de simbologia e acompanha a história do ser humano na Terra.A receita básica é sinônimo de simplicidade: farinha de grãos ou cereais, água e fermento. A partir desses ingredientes, surgiram inúmeras variações e uma delas é a Focaccia.

Ela lembra uma pizza, mas sua massa é mais grossa, com uma textura diferenciada, macia e leve, geralmente coberta com sal grosso, azeite extravirgem e ervas (especialmente alecrim). De origem italiana, a Focaccia pode ser consumida como antepasto, aperitivo, lanche ou mesmo no café da manhã, como fazem os italianos. Mas aos poucos, a receita original foi ganhando o mundo - e adaptações saborosíssimas.

Focaccia

História da focaccia

Os historiadores se dividem em relação à origem da Focaccia: alguns atribuem as primeiras preparações aos etruscos do Centro-Norte da Itália (antes da formação do Império Romano), outros à Grécia Antiga no início do primeiro milênio a.C. Sobre o preparo, registros indicam que ela possivelmente era assada sobre brasas e cinzas, depois rasgada em pedaços e mergulhada numa espécie de sopa - um alimento barato, que passou a ser amplamente consumido pela população. E desde a época medieval, se tornou presença constante nas festividades religiosas da Igreja Católica.

Focaccia

Com o tempo, a receita foi sendo aprimorada e os imigrantes italianos se encarregaram de disseminá-la em outros países, como o Brasil. Por aqui, ela ganhou destaque, conquistou os paladares e tem figurado soberba nas padarias e delicatessens. As preparações atuais ganharam novos ingredientes - principalmente na cobertura - que incluem cebolas caramelizadas, queijos e nozes, tomates, escarola, azeitonas, abobrinha, ervas variadas e muitas outras combinações repletas de criatividade e sabor.

Focaccia

DICA NBE

Quer provar uma seleção especial dessa iguaria elaborada com fermentação natural e coberturas que esbanjam sabor (com ingredientes sazonais)? Então vale conhecer as Focaccias da La Vie Padaria Artesanal, que hoje conta com duas unidades na Serra: uma em Garibaldi (Rua Júlio de Castilhos, 42 - sala 111) e outra em Bento Gonçalves (Rua Henry Hugo Dreher, 197 - Bairro Planalto). Entre as variedades produzidas estão a Focaccia de Zucchini (abobrinha) com lemon pepper, Focaccia de alecrim, Focaccia de tomatinhos cereja e Focaccia de gorgonzola com cebola caramelizada.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Geriatra orienta para o necessário cuidado especial com idosos

Dicas simples podem ajudar idosos atingidos direta ou indiretamente pelas inundações. Acompanhe

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Hotéis do Sesc recebem premiação

Os hotéis do Sesc/RS de Gramado e de Torres foram premiados no Travellers Choice 2024,

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Ratatouille: um delicioso prato de forno que já inspirou até filme

Confira a receita deste ensopado de legumes simples e saboroso, tradicional na culinária francesa

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail