Que tal perder peso comendo bem?

Selecionamos várias opções que estão em pico de safra no inverno

Redação NBE

Redação NBE

05/09/2023
Que tal perder peso comendo bem? AdobeStock/NBE

3 min de leitura

Perder peso de forma saudável é a melhor forma de emagrecer. E se você puder fazer isso ingerindo alimentos funcionais, nutritivos e deliciosos, melhor ainda!

Apesar de não existir uma definição oficial, pode-se considerar um superalimento todo aquele que contém uma elevada densidade nutricional em vitaminas, minerais, fibras e que possui uma composição nutricional extremamente rica e diferenciada quando comparada a outros alimentos saudáveis!

Conheça algumas sugestões de superalimentos que ajudam a perder peso com saúde e comece imediatamente a montar sua lista de compras. Aproveite que vários deles estão em pico de safra no inverno.

Abacate sendo cortado sobre a mesa

Abacate

Geralmente evitado por conta de sua alta quantidade de calorias, o abacate é fonte de gorduras boas, aumenta a sensação de saciedade e nos ajuda a absorver melhor vitaminas e antioxidantes. É ideal para o café da manhã, o lanche da tarde e até como sobremesa.

Brócolis

Os vegetais são muito indicados para dietas de emagrecimento sem grandes sacrifícios, mas precisamos destacar os brócolis. Combatem a obesidade devido ao baixo teor de gordura e são paupérrimos em calorias. Além de tudo isso, são ricos em fibras. E mais: consumir brócolis regularmente faz com que as pessoas previnam doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso.

Batata-doce

Outra grande aliada para promover a saciedade é a batata-doce, um carboidrato de baixo índice glicêmico rico em antioxidantes, vitaminas e manganês. É versátil — pode ser utilizada em pratos doces e salgados — e oferece muito betacaroteno, que cuida da saúde da pele e da visão.

Cogumelos sendo coretados sobre a mesa

Cogumelos

São considerados um tipo de superalimento principalmente pela atuação no bom funcionamento do intestino. São ricos em fibras alimentares, vitaminas do complexo B e possuem teor proteico superior ao da maioria dos vegetais.

Arroz integral

O arroz integral cada vez mais ganha destaque no cardápio dos brasileiros. O arroz integral é aliado de pessoas que procuram uma dieta com baixo teor de açúcar, incluindo diabéticos, porque possui baixo índice glicêmico.

Amêndoas

As oleaginosas também fazem parte deste time, com destaque para as amêndoas. Possuem poucas calorias – apenas 78 em dez unidades, – gorduras boas, vitaminas e minerais. Para completar, as amêndoas saciam a fome e ajudam a minimizar a vontade de comer doces.

Nozes

Ricas proteínas e em ômega-6, ajudam a manter bons níveis no sangue de HDL, o bom colesterol. Outras propriedades das nozes atuam na melhora do sono e prevenção de doenças cardíacas

Quinoa

Fonte de proteína, a quinoa é capaz de controlar e diminuir fortemente os índices de colesterol ruim e triglicerídeos, prevenindo assim, complicações cardiovasculares.

Chia

Suas sementes são uma incrível fonte de antioxidantes e carregadas de ômega 3, além de outros tipos de ácidos graxos, fibras alimentares, proteínas, vitaminas e minerais incontáveis. A chia é naturalmente livre de glúten e de fácil consumo.

Sopa de lentilhas em travessa branca sobre a mesa

Lentilha

Rica em ferro, vitaminas e proteína vegetal e possui restrita quantidade de gordura. É indicada no ganho de massa muscular magra.

Azeite de oliva

Atua na prevenção da osteoporose e do acúmulo excessivo de gordura. Doenças do trato vascular e o diabetes também não têm vez contra quem consome esse superalimento.

Chá-verde

Especialista em desintoxicação, seu consumo pode acelerar o metabolismo e queimar gordura, assim como ser eficiente no combate ao câncer, diabetes e derrames. Um superalimento líquido!

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail