Quer perder peso?

Alimentação consciente transcende os resultados

Redação NBE

Redação NBE

15/10/2022
Quer perder peso? Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Há muitas informações internet afora sobre como perder peso. O problema é que nem sempre essas informações serão benéficas, principalmente quando se trata da nova dieta da moda ou daqueles planos alimentares super restritivos. Mas existem outros caminhos.

Segundo a médica nutróloga Cristiane Coelho, a perda de peso deve depender do que é saudável para cada pessoa. “Parto do princípio de que cada pessoa tem um biotipo e que esse é um aspecto importante a ser considerado. É necessária uma avaliação das reais possibilidades e dos resultados almejados pela(o) paciente”, diz a especialista, que é também Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Mas, ainda que o diagnóstico e a prescrição devam ser individualizados, a médica observa que existem alguns hábitos comuns que a maioria das pessoas pode exercitar e que ajudam no processo de emagrecimento. Um deles é o sono regular.

“Ter um sono regular ajuda no controle do consumo de alimentos, principalmente os mais calóricos, regulando o hormônio da fome (grelina) e da saciedade(leptina)”, explica a especialista. Para quem tem o sono regular é possível ter melhor controle dos níveis de estresse pela diminuição do cortisol.

Pessoas preparando refeição

Planejamento e preparo

Outra dica valiosa da nutróloga é o planejamento das refeições, pois esta atitude prepara o cérebro para a ação e nos ajuda na organização das tarefas.

“Visualizar a agenda distribuída em períodos, colabora para saber que as metas são tangíveis para cada dia. Planeje desde a compra de alimentos, para deixar sua dieta mais saudável com frutas e vegetais, até o tempo para se exercitar. Com o planejamento em ordem, suas ações serão saudáveis também”, pontua.

Além disso, participar do processo do preparo de refeições é positivo para adequar cada ingrediente da receita. “Colocar em prática o conhecimento e o afeto durante o processo de elaborar a refeição, além de ser saudável, faz parte da memória afetiva junto à família”, orienta Cristiane Coelho.

Mulher meditando ao ar livre

Meditação e movimento

A especialista destaca também a importância do movimento. “A prática de exercícios de forma constante auxilia no gasto enérgico contribuindo com a manutenção e ou perda de peso e, além disso libera endorfina durante e após os exercícios, sejam aeróbicos (andar, correr, pedalar) ou anaeróbicos, (fortalecimento muscular). “

Segundo a médica, a meditação também é uma ótima aliada no processo do emagrecimento.

“O aumento da concentração ajuda a reorganizar os pensamentos contribuindo com melhor bem-estar físico e emocional”, destaca. As massagens também podem causar essa sensação e neste caso, a via muscular libera ocitocina que influi no bem-estar físico e emocional.

Mulher negra comendo salada

Alimentação Consciente

A alimentação consciente traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • Permite sentir melhor o sabor dos alimentos e a perceber sinais de fome e saciedade;
  • Potencializa melhores escolhas alimentares;
  • Ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais;

Tudo isso contribui para uma alimentação melhor e pode ajudar a perder peso.

Veja algumas dicas para começar a praticar a alimentação consciente:

Percepção

Antes de dar a primeira mordida, pare, respire e observe o que você vai comer. Pense em todos os seres que colaboraram para que esta alimentação chegue até você e agradeça a todos.

Mastigue devagar

Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Quando você come com calma, percebe mais facilmente que está saciada(o). Se comer muito rápido, vai precisa de mais comida para se satisfazer.

Descanse entre as garfadas

Apoie o talher na mesa entre uma garfada e outra para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto automático e a desacelerar.

Use os cinco sentidos

Enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente, da cozinha. Perceba a cor e a aparência do alimento, assim como sua textura. Sinta o aroma e então, saboreie, sentindo cada ingrediente na boca.

Quando você adota a alimentação consciente, sente mais prazer em comer e, consequentemente, come menos, pois percebe melhor quando está saciada.

Experimente por uma semana e veja a diferença. Você vai adorar!

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Precisamos falar sobre psoríase

Causas e tratamentos já são conhecidos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Outubro Rosa terá Yoga Hormonal gratuito

Professora Lis Caberlon vai compartilhar os benefícios do método

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios da hortelã

Cheirosa, deliciosa e muito benéfica

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail