Como cuidar da saúde mental no inverno?
Você já ouviu falar sobre o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)?

2 min de leitura
Odiado por alguns e amado por outros, o inverno tem essa força que suscita a necessidade de acolhimento, proteção e autocuidado intenso
Quando pensamos em inverno, a busca pelo aquecimento e aconchego interno nos remete à necessidade de rompimento de casulos que nem sempre são físicos. Muitos deles podem ser materializados apenas na mente e na alma, mas possuem um alto poder destrutivo.
O primeiro pensamento é se aquecer, proteger-se da temperatura baixa e até gelada, em alguns estados.
E como cuidar da saúde mental nessa época do ano? Como não se permitir deprimir por conta dos dias nublados e tristes, que trazem a ideia de solidão e abandono em muitas situações?
Transtorno Afetivo Sazonal
Segundo a psicanalista Andrea Ladislau, ter equilíbrio físico e mental, independente da estação, é fundamental. A especialista destaca dicas importantes para enfrentar o inverno com leveza. Uma das principais é não fugir do sol, mesmo aquele sol tímido, fraco, que aparece aos poucos, pois ajuda a evitar o surgimento do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).
O TAS é um tipo de transtorno que deflagra sintomas de humor deprimido, isolamento social, perda de interesse em atividades comuns, desânimo, falta de energia, fadiga e dificuldade de concentração. A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D que impede a manifestação desses sintomas e regula a Serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo nosso bem estar.
Andrea complementa que é preciso praticar atividades físicas de forma regular, pois também auxiliam para o sentimento de vivacidade que, muitas vezes, se perde ao longo de dias com baixas temperaturas.
"Os exercícios físicos liberam a endorfina, estimulam o humor, eliminam o desânimo e, consequentemente, combatem a depressão. Além disso, potencializam a sensação de estar vivo e o desejo de se manter ativo", diz Andrea que também é neuropsicóloga.
O sono também é afetado no inverno. Os dias mais escuros e frios, naturalmente, aumentam o sono. E isso é favorável desde que não se deixe exagerar na quantidade de tempo dormindo.
"O tempo de sono adequado é aquele que permite relaxar e ter uma noite de sono restauradora. Do contrário, dormir além da conta irá provocar o isolamento social, a baixa produtividade, a perda de foco e o rompimento dos laços sociais. Aliás, fortalecer os laços, socializar com família e amigos, ajuda a se sentir vivo e pertencente", diz.