Atividade física regular melhora humor e combate estresse

Treinar libera os chamados “hormônios da felicidade”, promovendo saúde física, mental e emocional

Redação NBE

Redação NBE

04/04/2024
Atividade física regular melhora humor e combate estresse Freepik/NBE

3 min de leitura

O ser humano necessita de movimento. Nosso corpo não foi feito para ficar parado, imóvel e inúmeros estudos mostram que o sedentarismo é hoje um dos grandes inimigos da saúde e do bem-estar. A prática regular de atividades/exercícios físicos só traz benefícios, levando a uma vida mais saudável e longeva.

Mas o que muita gente não sabe é que a corrida, a caminhada, a pedalada, a natação e qualquer outro tipo de treino ou atividade física regular liberam uma série de hormônios em nosso organismo, cuja atuação vai muito além da questão física - alguns são capazes de proporcionar uma poderosa sensação de prazer e bem-estar e por isso, também são conhecidos como “hormônios da felicidade”.

Saúde física, mental e emocional

Certamente você já ouviu alguém comentando que sai da academia ou do treino de corrida mais disposto e bem-humorado, deixando de lado angústias e preocupações do dia a dia. Pois é, isso não é um efeito ilusório, mas resultado da atuação de diversos hormônios que promovem não só a saúde física, mas também mental e emocional.

De acordo com o personal trainer e educador físico Ismael Alberton, toda atividade ou exercício físico praticado regularmente não só melhora a autoestima e a qualidade do sono, como também reduz os níveis de ansiedade, depressão e estresse, com um notável aumento da sensação de bem-estar. “É por isso que muita gente afirma que depois de um tempo, não quer mais parar a prática constante. É um vício do bem”, afirma.

Mulher em roupa esportiva sorrindo

Como os “hormônios da felicidade” são liberados durante os exercícios físicos?

Vamos aos fatos. Segundo Ismael, quando praticamos uma atividade ou exercício físico regular, ocorre um aumento da produção de diversos hormônios, entre eles, serotonina, endorfina e dopamina - alguns dos chamados “hormônios da felicidade”. Ele dá mais detalhes sobre eles e sua atuação no organismo. Acompanhe:

SEROTONINA:

“O aumento da liberação de serotonina (neurotransmissor encontrado principalmente no sistema nervoso central (SNC), trato gastrointestinal e plaquetas) durante o exercício ou atividade física é impulsionado pela elevação da frequência cardíaca - aumenta a produção e a liberação desse hormônio, que tem impacto na regulação emocional, melhorando o humor e trazendo a sensação de bem-estar e recompensa, o que ajuda na motivação para manter uma rotina saudável”.

ENDORFINAS:

“A liberação de endorfinas provoca um estado de euforia, de prazer, além de se ligar a outros receptores pelo corpo, auxiliando na analgesia (alívio de dores) e com efeito anti-estresse, contribuindo até mesmo na qualidade do sono. Quando a pessoa termina a atividade ou exercício físico, as endorfinas vão ajudando a diminuir a frequência cardíaca e pressão arterial, normalizando a respiração, restabelecendo a temperatura corporal e provocando uma sensação de relaxamento. Com a prática regular, as endorfinas ajudam a diminuir consideravelmente os sintomas de ansiedade e irritabilidade, além de provocar uma espécie de ‘desligamento’ em relação à agitação no dia a dia”.

DOPAMINA:

“A dopamina também tem ligação com o sistema de recompensa. Esse neurotransmissor impacta não só a motivação e o prazer durante os treinos, mas também impulsiona a determinação e atenção na hora de realizar os exercícios. Ele também influencia o humor e facilita a resolução de tarefas, trazendo em seguida a sensação de prazer e satisfação”.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail