A importância do treino de força

O treino de força traz diversos benefícios para a saúde, além de auxiliar no emagrecimento saudável.

Redação NBE

Redação NBE

21/12/2023
A importância do treino de força Alberton Studio

3 min de leitura

Quando falamos em treinamento de força, logo vem à mente a imagem de uma pessoa com músculos muito desenvolvidos. Mas além de isso não ser tão fácil de alcançar (é preciso associar dieta específica mais rígida e treinos intensos, além da questão do perfil hormonal e genética), a verdade é que esse tipo de exercício físico traz muitos benefícios para a saúde.

De acordo com o personal trainer Ismael Alberton, esses benefícios incluem a melhora da resistência muscular, o aumento da densidade óssea e da força de tendões e ligamentos (diminuindo risco de lesões), o aprimoramento do condicionamento físico, a melhora na capacidade cardiorrespiratória, melhora do humor e autoestima, aceleração do metabolismo e mais disposição nas atividades cotidianas, além de auxiliar no emagrecimento.

Efeito EPOC

Alberton dá mais detalhes sobre esse tipo de exercício. “O efeito do treino de força no corpo? Ganho de força e massa muscular, pois com a carga elevada e chegando perto da falha (quando o músculo é desafiado até o limite), o coração acelera bastante, e com isso, o corpo precisa consumir mais calorias para manter o organismo funcionando normalmente. Ou seja: acontece a aceleração do gasto calórico”.

Nesse ponto, o personal trainer explica: “Quando fazemos um exercício físico, acontecem diversos processos químicos, biológicos e físicos no nosso organismo e um deles é a respiração celular. Elas precisam de oxigênio para produzir a adenosina trifosfato (ATP), que é o combustível das células, capaz de gerar a energia para o bom funcionamento do nosso corpo (mas vale lembrar que isso acontece mesmo quando estamos em repouso e também pode vir de um processo anaeróbico)”.

Ele ressalta que quanto mais intensa a atividade, mais gastamos energia e mais ATP precisa ser produzido pelo corpo para restaurar o organismo e seus processos ao estado anterior ao exercício. E com isso, precisamos de mais oxigênio. “Aí vem o efeito EPOC (a sigla, em inglês, significa “consumo excessivo de oxigênio pós-exercício”) e como consequência, o processo de queima calórica do corpo se mantém mesmo após o fim da atividade”.

Pessoas fazendo trieno de força

O que é treino de força

Podemos chamar de treino de força os movimentos físicos nos quais se utiliza o peso corporal ou de equipamentos específicos para potencializar a resistência e força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. ”No treino de força, você vai trabalhar com cargas mais altas e repetições mais baixas”, explica Alberton.

Ele exemplifica: “No caso do agachamento, quando um indivíduo executa o movimento com 10 quilos fazendo em torno de 15 repetições, a carga será elevada ao ponto que ele chegue perto da falha concêntrica fazendo de cinco a seis repetições. Ou seja, a carga vai passar para 25 quilos executando o agachamento com seis repetições”.

Mas o personal trainer frisa a importância da orientação e acompanhamento adequados de um profissional capacitado, para evitar lesões e outros problemas.

Alberton cita alguns dos principais tipos de treino de força:

  • Resistência muscular (envolve repetições usando pesos leves ou peso corporal)
  • Treinamento em circuito (conjunto de exercícios com pouco ou nenhum descanso entre eles, que mescla exercícios aeróbios e anaeróbios)
  • Hipertrofia muscular (utiliza pesos moderados a pesados para estimular o crescimento muscular)
  • Peso corporal (flexões, agachamentos, pranchas, abdominais)
  • Pesos livres (barras, halteres ou mesmo objetos domésticos)
  • Bandas de resistência (elásticos de borracha que oferecem resistência quando esticados)
  • Máquinas de musculação (com pesos ajustáveis ou sistema hidráulico acoplado para fornecer resistência e estresse aos músculos)
  • Fita de suspensão (cordas ou tiras que são ancoradas a um ponto resistente no qual uma pessoa usa seu peso corporal e gravidade para realizar os exercícios)

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail