Atividade física exige constância e disciplina

Exercícios físicos de intensidade moderada praticados diariamente podem ser mais benéficos do que treinos esporádicos e mais intensos

Redação NBE

Redação NBE

29/02/2024
Atividade física exige constância e disciplina Acervo Studio Alberton

2 min de leitura

Sabemos que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas para incluir de forma efetiva esse hábito na rotina, é preciso bem mais do que motivação - disciplina e constância são essenciais para manter firme o propósito, alcançando resultados a longo prazo. Ou seja: de nada adianta malhar por três horas num dia e nos outros cinco, ficar inerte em frente da TV ou computador, no máximo dando quatro passos até a geladeira.

E pesquisas reforçam essa premissa. Um estudo australiano realizado em parceria com universidades do Japão e publicado no periódico Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports mostrou que a frequência dos treinos traz resultados mais expressivos quando se trata de força muscular. De acordo com os cientistas, atividades/exercícios físicos de intensidade moderada praticados diariamente podem ser muito mais benéficos do que se fossem realizados de forma menos frequente e mais intensa.

Pessoa fazendo exercício em aparelho de academia com profissional acompanhando

Entenda a questão

De acordo com o educador físico e personal trainner Ismael Alberton (proprietário do Alberton Studio Personal, em Garibaldi), intervalos entre exercícios físicos são importantes para uma melhor eficácia dos treinos. “Os músculos precisam de uma pausa para que o ganho de força e massa magra seja mais efetivo”. Mas ele esclarece que esse descanso está relacionado com a musculatura que foi exercitada.

Ismael explica que essa questão pode gerar confusão e detalha: “Muitas pessoas entendem que não podem fazer exercícios físicos diariamente, o que não é verdade. Ao se exercitar todos os dias com a orientação de um profissional habilitado, provavelmente terá 3 ou 4 treinos diferenciados, que vão trabalhar grupos de músculos específicos. E essas sequências vão mudando nos dias seguintes, permitindo uma espécie de rodízio.

Ou seja: enquanto exercita um determinado grupo de músculos, outro estará em repouso. “Mas se decidir fazer exercícios em dias alternados, é possível treinar todos os grupos musculares num mesmo dia”, explica o personal trainner. Ele afirma que o mais importante é a orientação e acompanhamento adequados (após a realização de uma anamnese cuidadosa), além de persistência, que vai fazer com que a prática se torne um hábito. E acredite: essa é a mudança que pode fazer toda a diferença para sua saúde e longevidade.

Fontes: Online Library e Jornal USP

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Aproveite mais de cem receitas com pinhão

A safra deste ano promete fartura. Ótimo para combinar o sabor maravilhoso do pinhão com sua riqueza nutricional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Atividade física regular melhora humor e combate estresse

Treinar libera os chamados “hormônios da felicidade”, promovendo saúde física, mental e emocional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação pode contribuir para a longevidade

Boas escolhas nutricionais têm papel fundamental no envelhecimento saudável

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail