Livro conta a militância de José Lutzenberger

Criação da reserva Yanomami é um de seus legados

Redação NBE

Redação NBE

14/04/2023
Livro conta a militância de José Lutzenberger Acervo Privado de José Lutzenberger

3 min de leitura

Lançado em abril de 2023, o livro José Lutzenberger: um ambientalista global é mais uma importante publicação que se soma para contar a história do mais importante ambientalista do Rio Grande do Sul.

A obra é fruto de um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq, coordenado por uma das autoras, Elenita Malta Pereira, doutora em História pela UFRGS e professora de História na Universidade Federal de Rondonópolis-MT. O projeto contou com a participação de dois bolsistas, que também assinam como autores do livro: Sara Rocha Fritz e Denis Henrique Fiuza.

O livro é resultado de cinco anos de pesquisa e traz temas que permearam a atuação internacional de Lutzenberger: a defesa da floresta amazônica, que resultou no recebimento do Prêmio Nobel Alternativo, na Suécia em 1988, suas ações como Secretário Nacional do Meio Ambiente, no governo Collor (1990-92), sua participação nos preparativos da Conferência Rio-92 da ONU e na demarcação da Terra Indígena Yanomami, em 1991.

História de lutas

Entre as tantas lutas protagonizadas por Lutzenberger, a defesa da Amazônia foi a que mais o projetou internacionalmente. Ele começou a visitar a região e a lutar por ela no final da década de 1970, mas sua atuação é mais intensa nos anos 1980, quando a Amazônia se torna um tema de interesse mundial.

Lutzenberger era contra os grandes projetos desenvolvimentistas que os governos militares promoveram na região, como o projeto Jari, o projeto Carajás, o projeto Polonoroeste, a hidrelétrica de Tucuruí, entre outros.

Durante o período que atuou como Secretário Nacional do Meio Ambiente, no governo Collor, continuou essa luta, exercendo influência para que Collor demarcasse a área de reserva dos Yanomanis.

Para Lutzenberger, como ele escreveu em seu primeiro livro – o Manifesto Ecológico Brasileiro Fim do Futuro? – “tudo está ligado com tudo”.

Nesse espírito holístico os autores construíram o livro, que é também um convite para as novas gerações conhecerem a trajetória desse instigante personagem, e que, a partir dessa trajetória, possam se inspirar para tratar os grandes desafios ambientais que temos pela frente.

“Lutzenberger foi um ambientalista global, no sentido de sua intensa atuação como um mediador internacional, mas também porque as lutas ambientais possuem caráter global. O meio ambiente não tem fronteiras e as questões que o envolvem se referem à humanidade e ao planeta como um todo”, define uma das autoras, Elenita Malta Pereira.

Mais sobre Lutzenberger

José Lutzenberger (1926-2002) foi um engenheiro agrônomo e ecologista porto-alegrense que marcou e influenciou gerações na luta contra os agrotóxicos e a favor da agroecologia na agricultura. Foi um importante defensor da Floresta Amazônica e seus povos tradicionais e um divulgador da necessidade de uma ética ecológica na relação entre humanos e natureza, para ele a única possibilidade de convivência sustentável e de sobrevivência da humanidade e do planeta.

ivro José Lutzenberger: um ambientalista global

Sobre o livro

Para adquirir, contate com a autora pelo e-mail: elenitamalta@gmail.com

À venda nas livrarias Bamboletras e Ventura Livros, em Porto Alegre.

Mais sobre o projeto: Canal Lutz Global

Mais sobre a vida de José Lutzenberger

Livro Sinfonia Inacabada – A vida de José Lutzenberge_r, de Lilian Dreyer. Editora Vidicom

Leia também:

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A solidariedade emociona e salva vidas

Sabemos que as carências dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul são de ordens diversas e compartilhamos aqui mais uma série de dicas úteis que podem ser de grande ajuda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A solidariedade nos torna mais humanos

O RS precisa de ajuda. Doe o que for possível, materiais, tempo, dinheiro, orações, atenção

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Abelhas para crianças

Publicação gratuita ensina crianças sobre como cultivar abelhas sem ferrão

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail