Ecologistas registram memórias

Movimento ecologista dos três estados do sul do Brasil é registrado por meio de entrevistas ao projeto Ambientalistas do Sul

Redação NBE

Redação NBE

05/01/2022
Ecologistas registram memórias Adobe Stock NBE

1 min de leitura

O projeto Ambientalistas do Sul – Memória e História foi lançado em 2021 pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.

O projeto traz uma série de entrevistas com ambientalistas históricos que participaram e/ou testemunharam movimentos que mudaram positivamente os rumos do meio ambiente nos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Através dos relatos dos ambientalistas, é possível conhecer meandros das lutas ecológicas com apoio popular que resultaram na criação da Lei das Águas, Lei dos Agrotóxicos, Preservação da Orla do Guaíba, Movimento de Luta contra o Pólo, criação das Feiras Ecológicas, entre tantos outros temas.

O objetivo do projeto é honrar a luta desses militantes pioneiros, cujas conquistas beneficiaram toda a sociedade em termos de qualidade de vida, como também reconhecer os reflexos dessa luta na preservação ambiental e na própria economia dos estados. Para além de um necessário registro histórico, as entrevistas promovem reflexões e inspiração para seguir lutando em defesa do equilíbrio ambiental.

As entrevistas foram realizadas ao longo de 2021 pelas ecojornalistas responsáveis pelo projeto, Eloisa Beling Loos, Míriam Santini de Abreu e Vera Mari Damian e estão disponibilizadas ao público no canal da Ecoagência no YouTube.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Festas têm que ser com proteção

Cartilha da Fiocruz orienta formas mais seguras de passar as festas de final de ano

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Resultados da consciência solidária

Covid 19: a vacinação já mostra resultados, mas não é hora de baixar a guarda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Não desperdice a sua e a nossa energia

Ações simples colaboram para gerar menos impactos ambientais

Redação NBE

Redação NBE