Pilares da Felicidade Interna Bruta

Movimento global busca alternativas para a felicidade

Redação NBE

Redação NBE

17/03/2023
Pilares da Felicidade Interna Bruta Rose Brogliato

3 min de leitura

Por Cintia Korte Mentz e Simone Merckel Dinnebier*

A ciência da felicidade é transdisciplinar, ou seja, conta com várias disciplinas que trabalham juntas: filosofia, psicologia positiva, neurociência e economia. No campo da filosofia, os gregos foram os primeiros a escrever sobre a felicidade.

Tales de Mileto, Sócrates e Platão abordavam a felicidade relacionando-a com o cuidado do corpo, da mente e da alma, respectivamente. Frédéric Lenoir, um filósofo contemporâneo, diferencia a felicidade, o prazer e a alegria, destacando que a felicidade é interna e influenciada pela sabedoria.

Em 2000, surge então a Psicologia Positiva, fundada por Martin Seligman, que define a felicidade como a experiência do contentamento e bem-estar, combinada à sensação de sentido na vida. No enfoque da Neurociência, nosso funcionamento cerebral já mostra um viés mais reativo, quase sempre ressaltando o lado negativo das coisas. Pela capacidade da chamada neuroplasticidade, o indivíduo, no entanto, pode treinar a habilidade da leitura mais positiva da vida.

Especialistas deste campo da ciência já atestaram que o bem-estar humano pode ser elevado com o desenvolvimento de habilidades como: resiliência, “savouring” (capacidade de perceber e saborear emoções positivas), atenção plena e generosidade.

As grandes rupturas citadas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) são sintomas da atual crise que envolve a questão ambiental, social e espiritual.

As causas dessas rupturas, segundo os pesquisadores do MIT, são o crescimento ilimitado, falta de coordenação sistêmica, foco na propriedade, consumismo, crise de liderança, bolha tecnológica, concentração de renda e especulação financeira.

Como solução proposta, precisamos de uma nova compreensão de que os recursos da terra são finitos, buscar trabalhar com uma economia real, que atenda às necessidades básicas de todos, procurando soluções sustentáveis com cogestão, cooperação e corresponsabilidade.

No quesito sustentabilidade, precisamos repensar nossa forma de relacionamento com a natureza, com os animais, com a alimentação, e com o meio ambiente na sua integralidade.

Yoga no Parque, 2021 - Porto Alegre

Os cinco pilares

No estudo da Psicologia Positiva, seu propositor Martin Seligman, traz o modelo PERMA, onde relaciona o bem-estar subjetivo à cinco pilares: a presença de mais emoções positivas do que negativas, o exercício de atividades que proporcionam engajamento ou “flow”, a existência de relações nutritivas, a presença de um propósito e as realizações de vida.

O estado de “flow”, ou deixar fluir, é fundamental para a compreensão da felicidade, pois se refere ao estado no qual a pessoa está tão envolvida numa atividade que nada mais parece existir. Sendo muito agradável, o indivíduo em questão continuará a exercê-la mesmo que envolva sacrifícios, pela simples realização de fazê-la.

No sentido de mudança de paradigma de desenvolvimento sócio-econômico, vamos trazer o índice FIB (Felicidade Interna Bruta), proposto inicialmente pelo Butão, englobando filosofia, modelo de gestão e índice. Ele foi proposto pela ONU para substituição do PIB (Produto Interno Bruto) na mensuração da riqueza e desenvolvimento de um país. O FIB leva em conta o desenvolvimento econômico sustentável, a preservação do meio ambiente, a preservação e promoção da cultura e a boa governança.

Em contraposição ao PIB, o FIB vai medir aquilo que faz a vida valer a pena. Nosso desejo e esperança de um mundo melhor é alimentado por um movimento global em andamento, ainda não estruturado, com inúmeras iniciativas em diferentes países, como, por exemplo, a busca de indicadores para substituir o PIB, cursos de felicidade nas grandes universidades dos Estados Unidos e empresas que criam uma cultura de felicidade dentro da organização.

*Cintia Korte Mentz e Simone Merckel Dinnebier são especialistas Certificadas no Método FIB – Felicidade Interna Bruta, pelo Instituto Feliciência de Brasília.

  • Leia também:

Dia Internacional da Felicidade

Felicidade na prática

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

UCS Sênior: oficinas promovem aprendizado e bem-estar

As matrículas para as oficinas do UCS Sênior oferecidas no Campus Universitário da Região das Hortênsias podem ser feitas a qualquer tempo ao longo do ano

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Janeiro Branco: identifique os sintomas de desequilíbrio na saúde mental

O primeiro mês do ano promove nas pessoas maior reflexão sobre a vida e sobre sua própria saúde mental. Hora de definir estratégias para seguir no ano com equilíbrio

Rosemari Johan

Rosemari Johan

blog photo

Hora de definir as prioridades para 2024

Nas suas resoluções de Ano Novo, busque uma medida possível e não opressiva para conquistar os objetivos com alegria e leveza, aproveitando a energia do infinito

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail