30 anos da Eco 92 em pauta

Terça Ecológica vai debater com especialistas

Redação NBE

Redação NBE

23/05/2022
30 anos da Eco 92 em pauta Divulgação

2 min de leitura

O ano de 2022 marca os 50 anos do primeiro grande alarde sobre os impactos ambientais advindos das atividades humanas. E marca os 30 anos da ECO 92, a mais importante conferência sobre meio ambiente realizada pela ONU.

Para refletir sobre a data, o Núcleo dos Ecojornalistas do Rio Grande do Sul/NEJRS, através do canal da Ecoagência de Notícias Ambientais está publicando nesta semana uma série de entrevistas com jornalistas que participaram da cobertura da ECO 92 e seguiram trabalhando na cobertura da área ambiental nas últimas décadas.

A tradicional TERÇA ECOLÓGICA do mês traz um balanço sobre perdas e conquistas ambientais destes 50 anos de lutas. Será online neste dia 31 de maio, às 19h, durante a semana do meio ambiente. Participação aberta no canal da Ecoagência no YouTube.

Para refletir sobre o legado destes 30 anos, foram convidados o diretor da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Francisco Milanez, e o renomado professor Sebastião Pinheiro, mestre de toda uma geração de ambientalistas.

Saiba mais

O Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho – foi criado em 1972, alusivo à data de abertura da Conferência de Estocolmo, quando dezenas de países de reuniram pela primeira vez no âmbito da ONU para discutir os impactos ambientais das ações humanas sobre o Planeta e a biodiversidade.

Na Eco-92 foram definidas uma série de ações necessárias para o mundo sair da rota de autodestruição causada pela exaustão da exploração dos recursos naturais e dos impactos ambientais causados.

Dali surgiu o embrião para a chamada Agenda 21, que pontuava os principais compromissos da humanidade com o Século XXI, para garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente.

Além desse compromisso global, os países participantes da Conferência Rio-92 decidiram criar Agendas 21 nacionais e propor que todos os municípios, bairros e comunidades realizassem Agendas 21 Locais.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Para refletir o Verde Urbano

Livro aborda a importância das árvores nas cidades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia da Terra pede atitude

Data é comemorada em 22 de abril

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Chile aprova os Direitos da Natureza

Objetivo é recuperar o equilíbrio biocêntrico

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail