Para envelhecer de forma saudável

Especialista destaca que as conexões humanas e o propósito de vida são os elementos fundamentais para uma longevidade com sucesso e felicidade

Redação NBE

Redação NBE

13/06/2025
Para envelhecer de forma saudável Película Vídeo Design

3 min de leitura

O médico Emílio Moriguchi é uma das maiores autoridades brasileiras na área dos estudos da longevidade e um dos nomes à frente do Projeto Veranópolis, um dos mais antigos estudos sobre longevidade do país.

De passagem pela Serra Gaúcha, onde participou do Encontro Nacional de Pessoas Idosas do Sesc, o médico japonês naturalizado brasileiro compartilhou com um público de mais de mil pessoas os novos conceitos sobre envelhecimento saudável e destacou: “para a gente envelhecer bem, a gente tem que viver junto com outras pessoas", palestrou.

Em sua palestra, Moriguchi apresentou dados científicos que identificaram que os telômeros das células do corpo humano - que diminuem ao longo do tempo e são um indicador do envelhecimento - têm um encurtamento mais lento em pessoas onde as quatro gerações das famílias convivem diariamente e em harmonia. "Portanto, a integração social, nas pesquisas de longevidade, é o principal fator de impacto para a longevidade. Não fumar, fazer as vacinas, fazer exercícios físicos, controlar a hipertensão, etc, são fatores importantes. Contudo, o que têm o maior impacto são os bons relacionamentos", frisou.

Homem de braços cruzados sorrindo

Nesta entrevista exclusiva para a jornalista Débora, Chiari, do Nosso Bem Estar, o médico amplia os conceitos sobre a longevidade saudável.

NBE: Quais os pilares que o senhor considera indispensáveis para uma longevidade plena e feliz?

EM: Estilo de vida saudável (dieta saudável, atividade física regular, repouso adequado e lazer), vida social ativa e agradável com amigos e uma espiritualidade voltada para o bem (vida espiritual ativa que dê sentido para a vida, voluntariado).

NBE: Estamos chegando a uma era em que o avanço significativo da medicina e da tecnologia pode tornar comum viver até os 100 anos ou mais. Quais os maiores desafios que essa nova realidade pode nos impor?

EM: O maior desafio é manter essa longevidade saudável, ativa e feliz juntamente com amigos, pois ninguém consegue atingir a longevidade saudável, ativa e feliz sozinho.

NBE: Sabemos que fatores emocionais e relações interpessoais impactam profundamente na saúde e no bem-estar dos indivíduos ao longo dos anos. Como o senhor enxerga o papel das conexões humanas e do propósito de vida na construção de um envelhecimento mais pleno, feliz e saudável?

EM: As conexões humanas e o propósito de vida (“Ikigai” em japonês) são os elementos fundamentais para uma longevidade com sucesso e felicidade. Ninguém envelhece bem sem boas companhias e um propósito firme de vida.

NBE: Nosso país está envelhecendo de forma acelerada, mas fica claro que a preparação para acolher essa nova demografia ainda é deficiente, bem longe do ideal. O que falta, na sua opinião, para que o Brasil encare a longevidade como uma oportunidade — não como um problema?

EM: O Brasil precisa conscientizar-se do que é o mais importante: as PESSOAS! Precisamos de gestão que se conscientize de que o bem maior de uma sociedade são as pessoas e que, para cuidar bem desse bem maior, deve-se ter planejamento de educação e de saúde para o envelhecimento: desde o sistema educacional, passando pelo sistema de saúde e culminando no planejamento urbano adequado e amigável ao idoso.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O que você precisa saber sobre Lipedema

Especialista explica sinais, impactos e caminhos para o diagnóstico e tratamento adequados

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Pão de queijo vegano

Alternativa para não abrir mão das delícias de um pão de queijo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Crise climática também é crise de saúde

“A COP 30 representa uma oportunidade histórica de reafirmar que não há saúde humana possível em um planeta doente”

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail