Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

05/06/2024
Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

A prática regular de atividade/exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, isso é fato. Mas o que muita gente não sabe é que ela não só protege o coração, como também é indicada (salvo exceções e com os devidos cuidados, além do acompanhamento de um profissional) para quem já possui doenças cardiovasculares.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares configuram atualmente a principal causa de morte no Brasil - de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (2020), mais de 109 mil pessoas vieram a óbito por IAM. Mas as pesquisas também mostram que a prática regular de atividades/exercícios físicos, associada a uma alimentação saudável e controle dos níveis de colesterol podem reduzir drasticamente esses óbitos - cerca de 80% deles.

Manter-se ativo ajuda na prevenção e controle de doenças cardiovasculares

Entenda: o coração é um músculo e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular, praticada de forma adequada e é claro, adaptada aos limites de cada organismo. Segundo o personal trainer e educador físico Ismael Alberton (Alberton Studio Personal), manter-se ativo, fugindo do sedentarismo ajuda na prevenção e controle de doenças cardiovasculares como AVC, infarto ou hipertensão. É claro, associando a prática a uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Médico segurando coração e peso de academia

Ele explica que muitas pessoas que descobrem um problema cardiovascular - como hipertensão - temem fazer atividade física, mas na verdade, a prática regular pode ser uma grande aliada. “O importante é seguir a orientação médica e buscar um profissional qualificado para determinar os exercícios mais indicados e a frequência, guiando a prática com todos os cuidados necessários", afirma.

A importância da anamnese e do acompanhamento profissional

Ismael destaca a importância de uma anamnese bem feita, com recomendações de exercícios que consideram a doença ou condição apresentada, fatores de risco, presença de obesidade, etc. E frisa: “É claro que existem situações que podem limitar de forma temporária a prática de exercícios ou atividades físicas - como é o caso de pacientes que sofreram infarto ou que fizeram alguma cirurgia cardíaca recente”.

Ele explica que nesses casos, é preciso aguardar a completa recuperação - ou mesmo um programa de reabilitação - para retomar, aos poucos, as atividades do dia a dia e posteriormente, a prática do exercício físico mais adequado, partindo sempre da avaliação e indicação médica, com acompanhamento de um profissional devidamente habilitado da área de Educação Física.

Atividades benéficas para o coração

De acordo com o personal trainer, as atividades ou exercícios físicos benéficos para o sistema cardiovascular incluem tanto os aeróbicos (como caminhada, dança, corrida, ciclismo e natação) quanto os resistidos, como ginástica e musculação (benefícios musculoesqueléticos). E afirma: "Ambos se complementam, mas sempre deve ser levada em conta a avaliação prévia (anamnese)" .

Ele ressalta que, no caso de pessoas com cardiopatias, cada situação deve ser analisada caso a caso. “Após a liberação ou indicação do médico para a prática de atividade física, o profissional habilitado vai analisar o histórico de saúde do paciente, as condições físicas atuais e vários outros aspectos para então elaborar um plano de exercícios adequado. No caso da musculação associada aos aeróbicos, as repetições devem ser leves e moderadas, para não aumentar a sobrecarga cardiovascular”. E completa. “O importante é evitar a inatividade, o sedentarismo - os verdadeiros vilões do coração e da saúde de modo geral”.

Fontes: Ministério da Saúdee Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Vamos falar de saúde mental na adolescência?

Nos últimos anos, a ocorrência de transtornos mentais como ansiedade e depressão em adolescentes aumentaram de forma significativa, gerando uma grande preocupação. Afinal, quais fatores podem ajudar a amenizar essa tendência?

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail