Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

05/06/2024
Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

A prática regular de atividade/exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, isso é fato. Mas o que muita gente não sabe é que ela não só protege o coração, como também é indicada (salvo exceções e com os devidos cuidados, além do acompanhamento de um profissional) para quem já possui doenças cardiovasculares.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares configuram atualmente a principal causa de morte no Brasil - de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (2020), mais de 109 mil pessoas vieram a óbito por IAM. Mas as pesquisas também mostram que a prática regular de atividades/exercícios físicos, associada a uma alimentação saudável e controle dos níveis de colesterol podem reduzir drasticamente esses óbitos - cerca de 80% deles.

Manter-se ativo ajuda na prevenção e controle de doenças cardiovasculares

Entenda: o coração é um músculo e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular, praticada de forma adequada e é claro, adaptada aos limites de cada organismo. Segundo o personal trainer e educador físico Ismael Alberton (Alberton Studio Personal), manter-se ativo, fugindo do sedentarismo ajuda na prevenção e controle de doenças cardiovasculares como AVC, infarto ou hipertensão. É claro, associando a prática a uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Médico segurando coração e peso de academia

Ele explica que muitas pessoas que descobrem um problema cardiovascular - como hipertensão - temem fazer atividade física, mas na verdade, a prática regular pode ser uma grande aliada. “O importante é seguir a orientação médica e buscar um profissional qualificado para determinar os exercícios mais indicados e a frequência, guiando a prática com todos os cuidados necessários", afirma.

A importância da anamnese e do acompanhamento profissional

Ismael destaca a importância de uma anamnese bem feita, com recomendações de exercícios que consideram a doença ou condição apresentada, fatores de risco, presença de obesidade, etc. E frisa: “É claro que existem situações que podem limitar de forma temporária a prática de exercícios ou atividades físicas - como é o caso de pacientes que sofreram infarto ou que fizeram alguma cirurgia cardíaca recente”.

Ele explica que nesses casos, é preciso aguardar a completa recuperação - ou mesmo um programa de reabilitação - para retomar, aos poucos, as atividades do dia a dia e posteriormente, a prática do exercício físico mais adequado, partindo sempre da avaliação e indicação médica, com acompanhamento de um profissional devidamente habilitado da área de Educação Física.

Atividades benéficas para o coração

De acordo com o personal trainer, as atividades ou exercícios físicos benéficos para o sistema cardiovascular incluem tanto os aeróbicos (como caminhada, dança, corrida, ciclismo e natação) quanto os resistidos, como ginástica e musculação (benefícios musculoesqueléticos). E afirma: "Ambos se complementam, mas sempre deve ser levada em conta a avaliação prévia (anamnese)" .

Ele ressalta que, no caso de pessoas com cardiopatias, cada situação deve ser analisada caso a caso. “Após a liberação ou indicação do médico para a prática de atividade física, o profissional habilitado vai analisar o histórico de saúde do paciente, as condições físicas atuais e vários outros aspectos para então elaborar um plano de exercícios adequado. No caso da musculação associada aos aeróbicos, as repetições devem ser leves e moderadas, para não aumentar a sobrecarga cardiovascular”. E completa. “O importante é evitar a inatividade, o sedentarismo - os verdadeiros vilões do coração e da saúde de modo geral”.

Fontes: Ministério da Saúdee Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

10 benefícios do suco de uva para a saúde

Campanha nacional de marketing "Naturalmente Brasileiro - Bem-Estar, Saúde e Sabor" promove bebida como escolha saudável para todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Em dias frios, não esqueça da água

Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão. E ajuda a perder peso

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios do Thetahealing

Técnica terapêutica energética criada há quase trinta anos, o Thetahealing atua identificando e transformando crenças limitantes, além de trabalhar sentimentos e auxiliar na resolução de problemas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail