5 dicas para manter a boa saúde no Outono

Terapeuta ayurvédico compartilha um detox fácil para se preparar para a nova estação

Redação NBE

Redação NBE

24/03/2024
5 dicas para manter a boa saúde no Outono Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

O Outono teve início em 20 de março e a chegada da nova estação traz mudanças no clima que se refletem diretamente em nosso corpo e nossa saúde.

Segundo o terapeuta ayurvédico, Paulo Alvarenga, o ambiente externo influencia o ambiente interno do nosso organismo e convém adotar algumas práticas para atravessar a estação mantendo uma boa imunidade.

“O Outono traz dias secos e frios, normalmente com muito vento. Isto agrava o elemento ar no organismo. São condições que favorecem um processo inflamatório e um processo ressecante. É preciso adotar uma alimentação que faça o oposto”, explica o terapeuta.

Paulo Alvarenga compartilha com os leitores do Nosso Bem Estar algumas dicas de ouro de alimentação e de hábitos para fortalecer a imunidade na nova estação.

1 – Mude a dieta

O Outono exige uma dieta mais líquida com sopas, frutas da estação e sucos. O clima está frio e seco, então a alimentação para equilibrar tem que ser quente e úmida. Dê preferência para as sopas cremosas bem condimentadas com especiarias como gengibre, cúrcuma, cominho, sementes de mostarda, fenogrego, alho, coentro, orégano, pimenta do reino, entre outras.

Mulher segurando sopa com especiarias ao redor

2 – Oleação

Adote o óleo de gergelim para a massagem externa, já que a pele também tende a se ressecar. Para evitar o ressecamento interno, incremente o uso de óleos na alimentação. Dê preferência para o próprio óleo de gergelim e o tahine (manteiga de gergelim).

3 – Detox

A mudança de estação é uma boa hora para promover uma boa limpeza intestinal, que pode ser feita com uma colher de sopa de óleo de rícino pela manhã em jejum. Para driblar o sabor desagradável, experimente tomar com 50 ml de suco de uva integral. Escolha um dia em que possa ficar perto de um vaso sanitário. Repita o procedimento após15 dias.

4 – Hidratação

Abuse da hidratação nesta época. Suco de laranja misturado com água de coco é um excelente hidratante.

5 – Fogo digestivo

Crie condições para não derrubar o fogo digestivo. Para isto, dê a preferência para alimentos mais cozidos, ao invés de alimentos crus, que são de mais difícil digestão. Reduza farináceos, principalmente farinhas brancas, e laticínios.

Imunidade em alta

Nestes tempos de emergência climática em que a temperatura varia para extremos e de forma muito rápida, um dos grandes desafios da humanidade é manter a imunidade em alta.

No período pós-pandemia, observa-se uma queda generalizada da imunidade, com muitas infestações de vírus, muitas bactérias e uma onda bastante expressiva de infestação de covid e outras doenças respiratórias.

“A imunidade sob o olhar da medicina ayurvédica é a capacidade do nosso organismo de resistir aos agentes externos (bactérias, vírus), mas também está relacionada ao nosso equilíbrio mental e emocional – o quanto resistimos às adversidades que a vida nos apresenta, como perdas, frustrações, etc”, explica o terapeuta Paulo Alvarenga.

Neste caso a dica de ouro que ele compartilha é manter o equilíbrio físico - com um bom processo de digestão, assimilação e eliminação dos alimentos - e a sanidade mental e emocional - se afastando principalmente de ansiedades e de medos, consideradas as emoções que mais derrubam a imunidade.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Aproveite mais de cem receitas com pinhão

A safra deste ano promete fartura. Ótimo para combinar o sabor maravilhoso do pinhão com sua riqueza nutricional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Atividade física regular melhora humor e combate estresse

Treinar libera os chamados “hormônios da felicidade”, promovendo saúde física, mental e emocional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação pode contribuir para a longevidade

Boas escolhas nutricionais têm papel fundamental no envelhecimento saudável

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail