Ayurveda e autoconhecimento

A medicina ayurvédica nos conduz a uma vida mais equilibrada e saudável através do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento

Redação NBE

Redação NBE

10/11/2023
Ayurveda e autoconhecimento Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

O Ayurveda - palavra sânscrita que significa conhecimento ou ciência (veda) da vida (ayus) - é um sistema de medicina e prevenção tradicional indiano que foi se desenvolvendo ao longo de milênios, fundamentado na meticulosa observação da vida dos seres humanos pelos sábios ou rishis (que na cultura indiana, passaram a ser chamados de Vaidyas - para nós, algo similar ao termo “médicos’).

Os vaidyas, cuja sabedoria foi transmitida por muitas gerações, tinham como instrumentos primordiais dessa observação minuciosa o autoconhecimento e uma análise profunda das variações do organismo humano, com todos os seus sistemas de saúde e adoecimento, suas desarmonias e possibilidades de reequilíbrio. E a partir da compreensão integral do ser humano é que foi estabelecido esse sistema médico milenar e a visão do Ayurveda em relação aos biotipos metabólicos - os doshas.

Busca pela saúde integral

A terapeuta ayurvédica argentina Sabrina Sainz - que atualmente reside em Garibaldi - explica que a palavra em sânscrito “dosha” significa “aquilo que desequilibra”. Ela faz questão de ressaltar que o conceito dos doshas compreende a predominância de determinada combinação de elementos que têm influência não só nas questões metabólicas, mas também nas psíquicas, emocionais e espirituais do ser humano, que é único em suas particularidades e reações.

Mulher de cabelo castanho e liso sorrindo

Ela afirma: “Nossa saúde está diretamente ligada ao autoconhecimento e autoaperfeiçoamento, à observação atenta de nosso organismo, do modo como reagimos e nos adaptamos aos alimentos, ao clima, ao ambiente que nos rodeia e também aos pensamentos e ações do nosso dia a dia”. E completa: “Habitamos esse planeta e somos parte dele - estamos conectados à natureza, aos ciclos da vida e aos elementos que a constituem. Viver de forma equilibrada e saudável é viver em harmonia com esse universo que nos abriga”.

Autodescoberta e observação atenta abrem caminho para saúde e equilíbrio

Sabrina chama a atenção para a importância de buscar o equilíbrio em todos os aspectos - físico, mental, emocional e espiritual - para assim alcançar uma vida mais saudável. “Cada um de nós é um ser único, repleto de particularidades e de uma dinâmica própria de interação com seu meio. Por isso, o autoconhecimento é primordial quando se fala de busca e manutenção da saúde de forma plena”.

Ela reforça que é esse amplo processo de autodescoberta e observação atenta que abre caminho para aplicarmos plenamente o conhecimento do Ayurveda em nossa vida, direcionado sabiamente hábitos e escolhas diárias. “Quando estamos verdadeiramente atentos ao nosso corpo - respiração, digestão, fluidos e até mesmo nossas eliminações (urina, fezes, suor, etc) e à conexão entre nossas ações e reações, damos um passo importante na busca pelo equilíbrio e pela saúde integral”.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail