6 Antibióticos naturais que você deve ter em casa
Podem ser consumidos na forma de chás e/ou de alimentos
3 min de leitura
Como o próprio nome diz, os antibióticos naturais ajudam o corpo a se defender de vírus e bactérias de uma forma natural, sem agredir o organismo. Isto porque eles colaboram para fortalecer as defesas naturais do corpo, ao invés de atuarem exclusivamente para matar os “invasores”, como fazem os antibióticos sintéticos.
Por conta disto, os antibióticos naturais podem ser usados de forma preventiva, mantendo uma regularidade de consumo. No caso de pico de doenças, o uso deve ser intensificado, sempre em conjunto com outras medidas, como a desintoxicação.
Desta forma, muitas doenças podem ser debeladas ao mesmo tempo em que fortalecemos o sistema imunológico natural. Os ganhos são em saúde e na economia doméstica, já que os custos são bem mais em conta do que os medicamentos.
Mas sempre vale o alerta: tenha coerência no uso e observe a orientação padrão “se não desaparecerem os sintomas, procure orientação médica”.
Própolis
Substância produzida pelas abelhas que serve como revestimento e proteção da colmeia. Possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. É indicado para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, atua como anti-inflamatória e promove a cicatrização de feridas e queimaduras. A forma mais comum de apresentação do própolis é o "extrato de própolis", que pode ser ingerido, mas pode ser apresentado na forma de cremes, pomadas, cápsulas e até cosméticos.
Gengibre
A raiz de gengibre fresco contém antioxidantes, é anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e possui propriedades medicinais para aliviar a dor. Tem a capacidade de aquecer o corpo naturalmente e de aumentar o metabolismo. Excelente no tratamento do resfriado comum e gripe. Em crise, adicione água fervente sobre uma ou duas colheres (de chá) de raiz fresca ralada. Acrescente suco de limão fresco e uma colher (de sopa) de mel. O gengibre pode também usado como condimento, atuando assim de forma preventiva.
Cúrcuma
Curcuma longa ou como açafrão-da-terra é uma planta da família do gengibre largamente utilizada na cultura indiana e na medicina tradicional chinesa há milhares de anos. Possui várias propriedades medicinais: é antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antiparasitária, antibacteriana, diurética e redutora dos níveis de colesterol, entre tantos outros benefícios. Na medicina Ayurveda é usada no combate a resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo, entre outros.
Alho
Rico em compostos sulfurados, o alho é um potente antibiótico natural e deve ser consumido fresco e cru**. Pode ser útil para melhorar a pressão arterial, o colesterol, a função imunológica e ajudar a prevenir certos tipos de câncer.**
Chá-verde
Por ser alcalinizador do sangue, ajuda no combate a infecções, possui propriedades antivirais, antissépticas e digestivas. O consumo regular de chá verde ajuda a prevenir alguns tipos de câncer já que é rico em antioxidantes que evitam os danos causados pelo excesso de radicais livres às células.
Aquileia
A aquiléia (Achillea millefolium) é também conhecida como mil em rama, novalgina, atroveran, erva-de-carpinteiro, milefólio, entre outros nomes. As propriedades da aquileia incluem sua ação analgésica, antibiótica, anti-inflamatória, adstringente, anti-reumática, anti-séptica, antimicrobiana, anti-hemorrágica, digestiva, diurética, estimulante e expectorante. As partes usadas são as raízes, folhas, frutos e flores na forma de chás por infusão. É contraindicada na gravidez e em mulheres que estejam amamentando.
Leia também: