Manifesto convoca à proteção integral da Mata Atlântica

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, documento solicita tombamento integral do bioma como patrimônio material e imaterial brasileiro

Redação NBE

Redação NBE

10/04/2025
Manifesto convoca à proteção integral da Mata Atlântica Leandro Karaí Mirim/acervo MCI

2 min de leitura

Para marcar o Dia dos Povos Indígenas (19/04), o Museu das Culturas Indígenas (MCI) sedia o lançamento do Manifesto em Defesa do Tombamento do Bioma Mata Atlântica como Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro.

O evento acontece em 17 de abril, às 10h, em São Paulo capital, com a presença de representantes de povos indígenas da Mata Atlântica, organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa, ambientais e culturais.

De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), existem 144 Terras Indígenas demarcadas, habitadas por populações Guarani (Mbya, Ñandeva e Kaiowá), Tupi-Guarani, Kaingang, Xokleng, Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe, Maxakali, Xukuru-Kariri, entre outros.

O manifesto é um chamado coletivo à responsabilidade pela preservação do bioma, que abriga uma imensa biodiversidade de espécies, além de ser território sagrado para diversos povos. “A Mata Atlântica é o berço da vida e da cultura de povos originários que a habitam há milênios. Também chamada pelos Guarani de nhe'ery, o bioma é a base material, imaterial e ancestral da vida de populações indígenas,” destaca o documento**. A presença de povos indígenas na Mata Atlântica é significativa e fundamental para a preservação cultural e ambiental do bioma.**

Patrimônio coletivo

A degradação do bioma coloca em risco um número significativo de espécies. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de duas mil espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção na Mata Atlântica, o que representa mais da metade do total de espécies ameaçadas no país. Especificamente, 82% das mais de duas mil espécies de árvores do bioma sofrem algum grau de ameaça.

Diante do risco constante à integridade do bioma — que hoje possui menos de 12% de sua cobertura original — o documento solicita aos órgãos competentes, como IPHAN, CONDEPHAAT, CONPRESP e demais entidades, que deem início ao processo de tombamento integral como patrimônio material e imaterial brasileiro.

O documento reforça que o tombamento é uma medida necessária para:

  • Reconhecer oficialmente a Mata Atlântica como patrimônio coletivo.
  • Ampliar a proteção jurídica contra atividades ilegais e destrutivas.
  • Facilitar o acesso a recursos e suporte técnico para conservação.
  • Valorizar os conhecimentos tradicionais, medicinas e práticas sustentáveis dos povos originários.
  • Promover o direito à memória, à identidade e à vida em plenitude, em harmonia com a floresta.

O lançamento do manifesto será um momento de afirmação da identidade cultural e espiritual dos povos indígenas, da importância da Mata Atlântica como bem comum e da urgência de garantir sua proteção integral como herança viva dos brasileiros. “Para os povos indígenas, a floresta é sagrada. Ela não é apenas um espaço físico, mas um território espiritual onde os ciclos da vida se conectam com todos os seres vivos, humanos e não-humanos, que nela habitam,” destacam os signatários do manifesto.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Canela Cineclube promove cinema gratuito com tema ambiental

Sessão de cinema aliada a reflexões sobre o meio ambiente é aberta a toda a comunidade

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre denuncia a PL da Devastação

A abertura da Semana do Meio Ambiente da capital gaúcha acontece no domingo, 1º de junho, às 10h no Parque da Redenção

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Carta “Em defesa do Pampa”

Documento da ARI encerra o evento que reuniu especialistas para debater a preservação do Pampa

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail