Abril Indígena

Povos originários lutam em defesa de direitos

Redação NBE

Redação NBE

07/04/2022
Abril Indígena Liar Bianchini

2 min de leitura

Quando os portugueses chegaram no território brasileiro, em 1500, estima-se que aqui viviam cerca de cinco milhões de indígenas, que foram sendo dizimados por escravidão, doenças, desterritorialização e todo tipo de crueldade. Hoje, a comunidade de povos originários reúne em torno de 370 mil indivíduos, divididos em 188 grupos indígenas e 150 idiomas diferentes. Outros 114 grupos identificados nunca foram contatados.

O mesmo quadro se estende aos demais povos originários da América Latina. Em 1940, representantes de etnias de diferentes países reunidos na cidade de Pátzcuaro (México) realizaram o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano e definiram a escolha do “Dia do Aborígene Americano” para celebrar as culturas indígenas na América.

A celebração conjunta em 19 de abril tem o objetivo de reivindicar medidas em defesa dos povos indígenas das Américas. A data foi adotada no Brasil por Decreto-Lei em 1943 e identificada como "Dia do Índio".

Para os indígenas brasileiros, abril marca o mês da resistência, de reflexão, respeito e defesa dos povos originários. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) é a entidade que aglutina organizações regionais indígenas e nasceu com o propósito de fortalecer a união dos povos, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país.

Em 2022, a APIB está organizando aquele que deverá ser o mais importante Acampamento Terra Livre dos últimos anos, a fim de tentar frear as ameaças e agressões aos direitos indígenas, entre elas a proposta de lei conhecida como PL 191, que quer permitir a mineração compulsória em terras indígenas, e a aprovação do chamado Marco Temporal, que representa uma ameaça aos direitos dos Povos Indígenas brasileiros à terra, hoje garantidos pela Constituição Federal.

O Nosso Bem Estar vem tratando da temática dos direitos indígenas reiteradas vezes. Em 2021 publicamos uma entrevista exclusiva com Ailton Krenak, um importante líder indígena, escritor, ambientalista e um dos fundadores da Aliança dos Povos da Floresta.

Assista a entrevista do Nosso Bem Estar com Aílton Krenak:

Foto principal: Liar Bianchini / Marcha das Mulheres Indígenas - 10 a 14/09/2019 - Brasília (DF)

Saiba mais no site Emergência Indígena

Leia também:

Sebastião Salgado dá voz para a Amazônia

Oceano verde influencia o clima no mundo

Riqueza indígena é pouco conhecida

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Teatro, tênis e bem-estar

Projeto leva esporte, arte e leitura para escola

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Astrominas 2022 abre inscrições

Cientistas da USP vão ministrar as aulas online

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Vem aí a Semana da Compostagem Brasil

Iniciativa acontece de 1º a 7 de maio

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail