Abril Indígena

Povos originários lutam em defesa de direitos

Redação NBE

Redação NBE

07/04/2022
Abril Indígena Liar Bianchini

2 min de leitura

Quando os portugueses chegaram no território brasileiro, em 1500, estima-se que aqui viviam cerca de cinco milhões de indígenas, que foram sendo dizimados por escravidão, doenças, desterritorialização e todo tipo de crueldade. Hoje, a comunidade de povos originários reúne em torno de 370 mil indivíduos, divididos em 188 grupos indígenas e 150 idiomas diferentes. Outros 114 grupos identificados nunca foram contatados.

O mesmo quadro se estende aos demais povos originários da América Latina. Em 1940, representantes de etnias de diferentes países reunidos na cidade de Pátzcuaro (México) realizaram o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano e definiram a escolha do “Dia do Aborígene Americano” para celebrar as culturas indígenas na América.

A celebração conjunta em 19 de abril tem o objetivo de reivindicar medidas em defesa dos povos indígenas das Américas. A data foi adotada no Brasil por Decreto-Lei em 1943 e identificada como "Dia do Índio".

Para os indígenas brasileiros, abril marca o mês da resistência, de reflexão, respeito e defesa dos povos originários. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) é a entidade que aglutina organizações regionais indígenas e nasceu com o propósito de fortalecer a união dos povos, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país.

Em 2022, a APIB está organizando aquele que deverá ser o mais importante Acampamento Terra Livre dos últimos anos, a fim de tentar frear as ameaças e agressões aos direitos indígenas, entre elas a proposta de lei conhecida como PL 191, que quer permitir a mineração compulsória em terras indígenas, e a aprovação do chamado Marco Temporal, que representa uma ameaça aos direitos dos Povos Indígenas brasileiros à terra, hoje garantidos pela Constituição Federal.

O Nosso Bem Estar vem tratando da temática dos direitos indígenas reiteradas vezes. Em 2021 publicamos uma entrevista exclusiva com Ailton Krenak, um importante líder indígena, escritor, ambientalista e um dos fundadores da Aliança dos Povos da Floresta.

Assista a entrevista do Nosso Bem Estar com Aílton Krenak:

Foto principal: Liar Bianchini / Marcha das Mulheres Indígenas - 10 a 14/09/2019 - Brasília (DF)

Saiba mais no site Emergência Indígena

Leia também:

Sebastião Salgado dá voz para a Amazônia

Oceano verde influencia o clima no mundo

Riqueza indígena é pouco conhecida

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Arroz nosso de cada dia

RS lidera a maior produção de arroz orgânico da América Latina

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Karma Yoga em Montenegro

Dependentes químicos recebem aulas gratuitas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Brasileiros se unem para defender a democracia

Carta tem mais de um milhão de assinaturas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail