Maturidade ativa foca em saúde e convivência

Programa do Sesc promove o envelhecimento ativo e saudável para 50 +, ampliando a perspectiva de longevidade

Redação NBE

Redação NBE

03/07/2024
Maturidade ativa foca em saúde e convivência Divulgação

2 min de leitura

Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, o grupo Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul completa 20 anos de atividades. No programa, os participantes reúnem-se para conviver, se divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Na Unidade local, são mais de 150 participantes.

Presente em mais de 60 cidades gaúchas, o Sesc Maturidade Ativa realiza ações variadas de esporte, lazer e cultura. Também desenvolve campanhas sociais e ações de voluntariado, a fim de promover qualidade de vida na terceira idade.

Idosas mexendo em plantas

Imagem: Marcio Rodrigues

“Trabalhar com a Maturidade Ativa é ter a oportunidade de aprender com as pessoas idosas e lutar juntos pela garantia de seus direitos, de prestar assistência e cuidado, além de ser um espaço de pertencimento e acolhimento. É a possibilidade de dar um novo significado ao processo de envelhecimento e mostrar para a sociedade o quanto as pessoas idosas têm a contribuir” destaca a facilitadora do grupo em Caxias do Sul, Adriele Massafra Dobler.

Dentre as pessoas idosas que são parte da iniciativa na cidade, está a aposentada Ida Conte Martini: “desde que foi criado, o Sesc Maturidade Ativa, faz parte da minha vida. O grupo cresceu, se modificou, mas sempre procurando atender as nossas necessidades. Aqui me sinto acolhida e respeitada. A Maturidade Ativa nos proporciona atividades diversificadas que vêm ao encontro das nossas necessidades de cuidar da saúde, bem-estar, alegria e crescimento pessoal na convivência com a diversidade. Também cultivamos a solidariedade. Um ponto a destacar: Celebrar. Celebramos datas especiais, acontecimentos e principalmente, celebramos a vida. Participo do Sesc Maturidade Ativa há 20 anos porque me faz bem e me ajuda a viver melhor.”

Idosas de moletom verde escrevendo

Sobre o programa

O programa foi desenvolvido em consonância com o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), e no Rio Grande do Sul é capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva.

Mais informações AQUI

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Empresa gaúcha presenteia escolas com literatura

Projeto “Estante de Histórias” vai entregar livros e gibis para escolas de seis cidades afetadas pelas chuvas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Escola Supera caxiense comemora 10 anos

“O método Supera é para pessoas de todas as idades que sabem que o cérebro tem um potencial imenso a ser desenvolvido”

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Nosso Bem Estar: 20 anos mantendo sonhos vivos

É com muito orgulho e emoção que comemoramos os 20 anos da Rede de Mídias Nosso Bem Estar. Compartilhamos mensagens de quem faz parte dessa história

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail