Fiocruz oferece Yoga e Reiki gratuitos nas comunidades
O projeto Trajetórias e Travessias – PICS Caxias – proporciona a vivência das práticas integrativas e complementares de forma gratuita em bairros de Caxias do Sul

6 min de leitura
O projeto iniciou em abril e vem oferecendo atendimentos semanais com aplicação de Reiki nas comunidades Reolon, Serrano, Mariani e Vila Ipê. As práticas de Yoga, na modalidade Yogaterapia Hormonal, são ministradas nos bairros São Caetano e Desvio Rizzo.
“Trajetórias e Travessias – PICS Caxias” é um projeto desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde e considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
A iniciativa foi viabilizada em Caxias do Sul a partir de emenda da Deputada Federal Denise Pessôa. Quando ainda atuava como vereadora no município, Denise foi autora da Lei nº 8.325 que institui o Programa de Terapias Integrativas e Complementares (PICS) para o atendimento da população, além de ter proposto a criação do Dia Municipal do Yoga, celebrado em 21 de junho.
Conforme Lis Caberlon, coordenadora local do projeto Trajetórias e Travessias – PICS Caxias, os participantes já estão relatando a constatação de benefícios obtidos com as práticas: “Há uma grande receptividade. Mulheres que participam do Yoga Hormonal nos contam que estão respirando melhor, dormindo melhor, se sentem mais tranquilas e relaxadas. Temos recebido também agradecimentos tocantes dos participantes do Reiki”, observa Lis.
A maioria dos participantes é composta por mulheres com mais de 50 anos, muitas delas aposentadas, pois as atividades são realizadas em horário comercial.
“Para grande parte dessas pessoas, esta pode ser a única oportunidade de uma vivência em saúde, bem-estar e autocuidado, para além das tarefas obrigatórias da vida, como cuidar da casa, da família e do trabalho”, destaca a coordenadora. Ela ressalta ainda que “as PICS são reconhecidas pelo Ministério da Saúde e configuram-se como uma política pública que, efetivamente, complementa os tratamentos médicos”, conclui.
O projeto vai vigorar em etapas ao longo de 2025 e 2026, e prevê, ainda para este ano, cursos de formação em Reiki I e Reiki II para moradores das comunidades, além de um encontro com todos os participantes, em data a ser definida.
Ainda há vagas e os interessados em participar podem se inscrever fazendo contato com a coordenadora Lis Caberlon pelo WhatsApp (54) 99695-6100.
Sobre as PICS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram institucionalizadas em 2006 pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, desde então, já foram implementadas em mais de 80% dos municípios brasileiros por meio do SUS, beneficiando milhões de pessoas a cada ano.
Atualmente, o SUS tem a possibilidade de oferecer, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população, proporcionando uma visão ampliada do processo saúde-doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, com ênfase no autocuidado.
Entre as 29 práticas integrativas presentes na PNPIC estão: yoga, aromaterapia, biodança, arteterapia, plantas medicinais e fitoterapia, medicina tradicional chinesa e acupuntura, reflexoterapia, Reiki, terapia de florais, musicoterapia e shantala.
As PICS fazem parte das técnicas denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Tais práticas são recursos terapêuticos que fortalecem o cuidado ofertado no SUS e ampliam a percepção da população no sentido da autonomia e do autocuidado.
As PICS atuam na prevenção, promoção e recuperação da saúde, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais. Não visam substituir tratamentos convencionais, mas promover uma integração com essas abordagens, potencializando as respostas terapêuticas, além de disponibilizar aos usuários da rede diversas opções não farmacológicas de cuidado, de acordo com as premissas do SUS.
Yoga
É uma prática corporal e mental de origem oriental que trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, a reeducação mental e o aumento da vitalidade psicofísica.
A Yogaterapia Hormonal é um método criado há mais de três décadas pela professora paulista Dinah Rodrigues, com o objetivo de reativar a produção de hormônios através do próprio organismo, sem o uso de medicamentos. Atualmente com 98 anos, Dinah continua praticando a modalidade.
A prática do yoga hormonal colabora no tratamento de sintomas da menopausa e na prevenção de doenças decorrentes da baixa hormonal, como osteoporose, colesterol alto e predisposição a problemas cardiovasculares. Também auxilia mulheres com dificuldade para engravidar, ou que possuam problemas ovarianos, TPM e menopausa precoce.
Reiki
O Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Tem origem japonesa e foi sistematizado no início do século XX, por Mikao Usui.
Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” –, eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular e restabelecendo o fluxo de energia vital.
A prática do Reiki responde aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.
Sobre a Fiocruz
Com 125 anos de fundação comemorados em 2025, a Fiocruz é uma instituição pública e estratégica de saúde considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
Seu trabalho consiste em produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais.
Serviço - Atividades Semanais
Yogaterapia Hormonal
- Bairro São Caetano – Nas terças-feiras, com início às 9h30min
- Bairro Desvio Rizzo – Nas terças-feiras, com início às 16h
Reiki
- Bairro Serrano – Nas quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min
- Bairro Vila Ipê – Nas terças-feiras, das 13h30min às 17h30min
- Bairro Reolon – Nas segundas-feiras, das 12h30min às 17h30min
- Bairro Mariani – Nas terças-feiras, das 12h30min às 17h30min
Observação: As práticas não possuem vínculo com nenhuma religião e não têm caráter religioso.
Cursos de Reiki
Curso de Reiki - Nível 1
- Bairro Serrano: dia 18 de julho, das 13h30 às 17h
- Bairro São Caetano: dia 1º de agosto, das 13h30 às 17h
- Bairro Desvio Rizzo: dia 29 de agosto, das 13h30 às 17h
Curso de Reiki - Nível 2
- Bairro Serrano: dia 8 de agosto, das 13h30 às 17h
- Bairro São Caetano: dia 22 de agosto, das 13h30 às 17h
- Bairro Desvio Rizzo: dia 19 de setembro, das 13h30 às 17h
Mais informações e inscrições - Lis Caberlon – (54) 99695 6100