Você sabe como usar plantas medicinais?

Conhecimentos ancestrais incluem a espiritualidade no uso das plantas

Redação NBE

Redação NBE

24/05/2023
Você sabe como usar plantas medicinais? Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

Resgatar os saberes ancestrais e tradicionais, especialmente os femininos, vem ganhando reconhecimento e um novo fôlego ao redor do mundo.

Ao longo da história da humanidade, o conhecimento sobre o uso das plantas medicinais esteve muito ligado às mulheres. Atribui-se às mulheres também, a criação de ferramentas para o trabalho na terra. A enxada, por exemplo, provavelmente tem assinatura feminina.

A sensibilidade, a atenção e o cuidado para com os seus tornou as mulheres grandes conhecedoras das plantas, desde a identificação, uso medicinal e preparo de remédios caseiros. Ao longo da Idade Média, este poder levou mulheres para a fogueira, mas felizmente o conhecimento acabou perdurando e sendo repassado por gerações.

O que sabemos hoje sobre as propriedades das plantas é resultado de um processo científico de experimentação, observação e conclusão praticado historicamente pelas mulheres e pelos povos originários de diversos locais do Planeta ao longo de milhares de anos.

Os grandes laboratórios de medicamentos encontraram nestes conhecimentos um terreno fértil e abundante para cooptar informações de forma gratuita para depois elaborar e mercantilizar medicamentos a preços, muitas vezes, abusivos.

Entre os vários resgates que a humanidade vem fazendo para a preservação do meio ambiente, está o de conhecer mais profundamente o uso das plantas medicinais.

Capa de publicações sobre ervas medicinais

Selecionamos duas publicações para você conhecer e se aprofundar neste tema. Mas, lembre-se que o uso de plantas medicinais é mais do que um ato prático. O modo ancestral de curar sempre esteve seguido de rituais: pedir licença, colher com a mão, a alma e o coração, rezar e agradecer a colheita e aos benefícios. E quando plantar, coloque um propósito para a planta, porque, tudo o que existe já nasce com um propósito.

  • Baixe as publicações aqui:

Entre Nós - Plantas Medicinais e Saberes de Mulheres

Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Atividade física protege o coração e pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares

O coração é um músculo, e assim como no resto do corpo, ele é beneficiado pela atividade física regular

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Alimentação consciente está atenta ao Planeta

E-book e audiolivro “PF - comida brasileira fácil e saudável” disponibilizam receitas de diversas regiões do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail