Manual ensina uso de plantas medicinais

Autores resgatam e valorizam o saber popular

Redação NBE

Redação NBE

17/07/2022
 Manual ensina uso de plantas medicinais AdobeStock/NBE

1 min de leitura

Integrantes da Pastoral Rural, os autores do Manual Orientativo Sobre o Uso Medicinal de Plantas nas Comunidades da Agricultura Familiar da Serra Gaúcha resgatam e valorizam o saber popular através da coleta de informações junto a agricultores, que ao longo de anos encontraram caminhos para a cura através da observação da natureza e suas plantas. A publicação foi organizado por Regina Helena Medeiros, Remi Gotardo Casagrande, Ana Galvão e Suzete Marcheto Claus.

O resultado é um Manual completo que ensina desde a elaboração do canteiro, o plantio, o controle natural de insetos/fungos indesejados, adubação natural, colheita, preparo após a colheita, armazenamento, elaboração das tinturas com orientações sobre o uso de elixires, produção de pomadas e um guia com as propriedades medicinais de diversas plantas, seu nome popular e científico, formas de uso e contraindicações.

“É importante lembrar que os medicamentos fitoterápicos são derivados de plantas, as quais devem ser cultivadas de maneira orgânica, respeitando assim, as características individuais de cada espécie. Isso garante a utilização de plantas sadias e livres de produtos tóxicos para fins medicinais”, destaca a publicação.

O Manual Orientativo está sendo disponibilizado amplamente e de forma gratuita.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Depressão e ansiedade na adolescência: impacto e sinais de alerta

A ocorrência de transtornos de saúde mental nessa faixa-etária impacta a vida dos jovens, exigindo atenção para os primeiros sinais de alerta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Vamos falar de saúde mental na adolescência?

Nos últimos anos, a ocorrência de transtornos mentais como ansiedade e depressão em adolescentes aumentaram de forma significativa, gerando uma grande preocupação. Afinal, quais fatores podem ajudar a amenizar essa tendência?

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios

Técnica tem origem japonesa e utiliza a energia vital para restaurar a harmonia física, mental, espiritual e emocional dos pacientes, promovendo saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail