Enfrentando a tristeza nas Festas de final de ano

Acompanhe algumas dicas para cuidar de si mesma/o no final do ano

Eliana Borelli

Eliana Borelli

11/12/2025
Enfrentando a tristeza nas Festas de final de ano Freepik/NBE

1 min de leitura

As festas de final de ano costumam ser um período de alegria e celebração, mas para muitos, elas trazem consigo uma mistura de angústia e tristeza. Seja pela pressão social, perdas, distâncias ou expectativas, é comum sentir o peso das emoções.

Por que as festas podem ser difíceis?

A ideia de "felicidade absoluta" nas festas pode aumentar a pressão. Pessoas que sofrem com lutos e perdas sentem que as férias podem acentuar ausências, mudanças ou desafios pessoais. Além disto, pessoas que sofrem com a solidão sentem aumentar sua sensação de isolamento diante de toda a agitação social do entorno.

Mas existem maneiras práticas de lidar com esses sentimentos, dissipar angústias e tristezas e encontrar um pouco de paz.

Observe estas cinco dicas básicas:

1 - Aceite seus sentimentos: diga em voz alta o que está sentindo e acrescente:"está tudo bem se eu sentir isso, é absolutamente normal não estar bem". Permaneça por alguns instantes sentindo isso. Permita-se sentir sem julgamentos. É bem possível que vá ressignificando essas sensações.

2 - Conecte-se: fale com alguém de confiança — um amigo, familiar ou profissional.

3 - Cuide do corpo e da mente: mantenha uma rotina de sono e alimentação. Faça atividades que te tragam prazer: caminhar, ler, meditar.

4 - Repense as tradições: crie rituais próprios, mais leves e significativos para você.

5 - Busque apoio: terapia ou grupos de apoio podem ser grandes aliados. Opções naturais, como os Florais de Bach, também ajudam a equilibrar as emoções.

E lembre-se: as festas não precisam ser sinônimo de perfeição. Cuidar de si mesmo, com compaixão e pequenos gestos, pode transformar esse período em uma oportunidade de acolhimento. Se a tristeza persistir, não hesite em buscar ajuda. Você não está sozinha/o.

Compartilhe

Eliana Borelli

Eliana Borelli

Terapeuta Floral, Pathwork e Constelações Familiares

Também pode te interessar

blog photo

Novos tempos na internet trazem esperança

Austrália é o primeiro país do mundo a proibir as redes sociais para menores de 16 anos. Outros países devem seguir este caminho para proteger os jovens

Vera Mari Damian

Vera Mari Damian

blog photo

Pensar o impensável: a vida e o tempo

Viver é realizar, a cada momento, a celebração desse evento misterioso do universo que pulsa em nós

Leonardo Boff

Leonardo Boff

blog photo

Fator Sombrio da Personalidade

Estamos despreparados para identificar e denunciar a violência emocional disfarçada, seja nos golpes ou nas relações do cotidiano

Luis Felipe Nascimento

Luis Felipe Nascimento

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail