Que tal tomar um banho... de floresta?
Os benefícios desta experiência para a saúde e o bem-estar de corpo, mente e espírito já foram confirmados pela ciência
Reprodução3 min de leitura
Todo mundo concorda que a convivência com a natureza é uma necessidade humana. Mais recentemente a própria ciência identificou o chamado “déficit de natureza”, que provoca distúrbios na saúde física e mental.
E não é por nada. Há pouco mais de 200 anos apenas 3% da população mundial vivia em áreas urbanas e atualmente este índice chega a quase 60%, segundo dados da ONU-Habitat.
Conviver com a natureza faz falta. Parques e praças urbanos ajudam. Até mesmo as plantinhas cultivadas em casa ou nos quintais amenizam a falta de verde.
Mas que tal um verdadeiro banho de floresta?
Entrar numa floresta, integrar-se na sua atmosfera, perceber seus movimentos, seus sons e sua energia, relaxar física e mentalmente?
Pois esta é uma prática institucionalizada entre as recomendações de saúde no Japão. A noção de que o contato com a natureza possui propriedades terapêuticas é tão relevante que há um nome próprio: Shinrin-yoku (banho na floresta).

Ciência comprova
A prática ancestral mereceu do governo japonês a busca por um respaldo científico sobre os efeitos terapêuticos da floresta e da relação homem-floresta. A produção acadêmica sobre o tema promoveu investigações acerca dos benefícios do shinrin-yoku para a redução do estresse, aumento da imunidade, melhora no estado de humor e do desempenho cognitivo, entre outros.
As conclusões dos estudos japoneses também apontaram benefícios para a redução do ritmo cardíaco, da pressão arterial, da ansiedade e da depressão. Ficou constatado que os efeitos do contato com a floresta sobre o sistema imunológico mantinham-se por até 30 dias após a visita.
Sensação de leveza
Num passeio pela floresta, além de ar puro, inalamos óleos essenciais voláteis conhecidos como fitocidas, que, entre outros benefícios, aumentam a imunidade e reduzem o estresse. A atmosfera curativa da floresta pode, inclusive, contribuir para apoiar e melhorar a saúde física das pessoas com demência.

Alguns pesquisadores chegaram a ponto de sugerir que apenas olhar a floresta pode oferecer proteção contra o câncer, a depressão e a demência. Além disso, pouco mais de vinte minutos de “ingestão da atmosfera da floresta” já mostrou reduzir significativamente os níveis de cortisol na corrente sanguínea.
Turismo de Bem-Estar
O banho na floresta é uma atividade que consiste em visitar uma floresta mergulhando nela com os cinco sentidos, a fim de obter bem-estar para a pessoa ou benefício para a sua saúde. Requer atenção plena e a experiência consciente do momento presente.
No interior de Canela, na Serra Gaúcha, a Pousada Don Ramón desenvolveu um programa especial de banhos na floresta.
A proposta inclui uma experiência sensorial liderada por terapeutas holísticos especializados, caminhadas por trilhas naturais de baixo impacto ecológico, guias para partilha de histórias e experiências, observação guiada da flora e fauna e degustação de petiscos com produtos da região. O olhar de sustentabilidade inclui famílias ligadas ao Parque Vale dos Canyons, produtores agrícolas e artesãos locais.

A atividade acontece no Parque Vale Dos Canyons (Rodovia, 466, km 10 - Canela/RS), aos sábados, das 10 às 12 horas, mediante reserva prévia de grupos de no mínimo 6 pessoas.
Para mais informações, acompanhe o Instagram




