Em 100 dias, cerca de 9 mil caxienses já agendaram consultas por telefone em Caxias do Sul

O número da Agenda + UBS é 3290.4485

Conteúdo Publicitário

Conteúdo Publicitário

21/11/2023
Em 100 dias, cerca de 9 mil caxienses já agendaram consultas por telefone em Caxias do Sul Comunicação PMCS

4 min de leitura

A babá Sirlei Maciel de Oliveira, 67 anos, já sabe que não precisa madrugar nem enfrentar fila para ser atendida na UBS Cruzeiro. Ela é uma das 9 mil pessoas que utilizou o Agenda + UBS nos primeiros 100 dias de funcionamento do serviço.

“Estou muito feliz por mim e pelas outras pessoas, que iam de madrugada marcar consulta. É um conforto”, destaca dona Sirlei. “O atendimento foi muito bom, perguntaram nome, CPF, endereço, UBS onde eu consultava e o médico de preferência. Respondi tudo e logo marcaram. Deu tudo certo, fui muito bem atendida. Fiz exames, o médico já olhou e marquei outra vez”, descreve.

O Agenda + UBS começou em 1º de agosto e, por enquanto, atende a oito Unidades Básicas de Saúde: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Mariani e Rio Branco. O número é 3290.4485.

Outras UBSs devem ser incluídas gradativamente. O prefeito Adiló Didomenico lembra que um dos compromissos assumidos em NOSSO Plano de Governo era melhorar a saúde por meio da Atenção Primária: “Nossa administração estava determinada a fazer uma mudança positiva, trazer novas formas de facilitar o acesso à saúde. O Agenda+ UBS é um programa que estava sendo aguardado há muito tempo pela comunidade. É uma conveniência e facilidade que posteriormente chegará para toda a população. Seguimos comprometidos em continuar aprimorando a Atenção Primária no Município. Estamos preparando a licitação da Telemedicina, também para melhorar a vida da população".

Adiló Didomenico em frente à posto de saúde em construção

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressalta que uma das maiores preocupações é prestar atendimento de saúde com qualidade, com mais conforto para quem mais precisa. “Estamos empenhados em ampliar e aprimorar o agendamento telefônico ainda mais”, aponta.

Os agendamentos pela central são destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros). Ou seja, o Agenda+ UBS serve para que os pacientes deixem de ir até a UBS enfrentar fila para marcar consulta. O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), segue sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.

Para agendar consulta é obrigatório informar nome completo e CPF. O atendente faz a conferência dos dados do Cartão SUS, que precisa ser de Caxias do Sul.

“É muito importante que os usuários façam a ligação munidos do CPF, pois fazemos a atualização cadastral. Também lembramos que o usuário que agendar e não puder comparecer deve ligar e cancelar, para que seja oportunizada a vaga para outra pessoa”, salienta Maicol Muneroli, diretor técnico médico da Atenção Primária em Saúde.

Adiló Didomenico em frente à posto de saúde em construção

Investimentos em saúde

Caxias do Sul investe, em média, 25% da receita em saúde, 10 pontos percentuais acima do previsto pela Constituição**. Para atender à demanda crescente, o município banca com recursos próprios 34 novos leitos que foram incorporados à rede SUS após a pandemia (16 de UTI e 18 clínico/ cirúrgicos, no total de R$ 900 mil/mês), implantou três farmácias regionais, ampliou a Farmácia Itinerante para mais duas localidades do interior, abriu concurso para médicos com carga horária ampliada de 12 para 20 horas em UBSs, dentre outras medidas.**

Em dezembro será inaugurada a nova UBS de Ana Rech, e estão em andamento as reformas totais nas unidades do Esplanada, Mariani e Parque Oásis, que serão entregues como novas, sem interrupção nos atendimentos.

Adiló Didomenico e outras pessoas caminhando em posto de saúde em construção

Tire suas dúvidas sobre o Agenda+UBS:

Como agendar consulta?

O telefone do Agenda UBS é 3290.4485.

Quais UBSs já estão contempladas?

UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Mariani e Rio Branco. Outras UBSs serão contempladas gradativamente.

Quais consultas agendar?

Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.

Em que situações posso agendar consulta?

  • Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)
  • Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)

Quais documentos são necessários para agendar?

CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.

Qual o horário de atendimento da central?

Das 8h às 16h.

É preciso ser morador de Caxias?

Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.

O que fazer se não puder comparecer para consultar?

Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.

A prestação de contas é um dever do Poder Público e um direito do cidadão. Acesse o site e saiba mais sobre as realizações da prefeitura.

Mulher olhando para computador

Compartilhe

Conteúdo Publicitário

Conteúdo Publicitário

Também pode te interessar

blog photo

Ano novo chinês mobiliza milhões de pessoas

O ano novo chinês inicia no dia 10 de fevereiro sob a regência do dragão

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O que fazer para aumentar a imunidade dos cachorros

Confira dicas e procedimentos infalíveis para manter a imunidade do seu Pet em alta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Porto Alegre saúda a Rainha das Águas

Uma cidade banhada por um imenso lago só poderia ter como padroeira uma santa ligada às águas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail