Proteja-se dos golpes na internet
No Brasil são 4,7 mil golpes por dia e os idosos são o principal alvo

2 min de leitura
Os brasileiros estão entre os usuários no mundo que mais tempo passam na frente da internet, com uma média de 9h13” por dia. E, como o mundo (e a vida) migrou para dentro de aparelho celular sempre à mão, é dali também que vêm os golpes e fraudes em quantidade e “qualidade” cada vez maiores.
Golpes virtuais
São nada menos do que 4.700 tentativas de golpe por hora via aplicativo de mensagem ou ligação telefônica, segundo Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em agosto de 2024. Vivemos uma verdadeira era dos golpes e ela tem muito a ver com o vazamento e compartilhamento desenfreado dos nossos dados por redes sociais, empresas, bancos e até por órgãos públicos.
Todo dia surge um golpe diferente, uma nova forma de tentar enganar das maneiras mais criativas, diferentes e sofisticadas. Se já fica difícil para os jovens identificarem se aquela situação que está vivendo é ou não é um golpe, imagine para a população idosa que vive em permanente adaptação aos meios digitais.
Para ajudar os consumidores nesta saga de autodefesa, compartilhamos com os leitores do Nosso Bem Estar o guia criado pelo Instituto de Defesa de Consumidores - Idec para conhecer os principais golpes praticados e para saber o que fazer no caso de ter caído em algum golpe.
O Idec é uma associação de pessoas consumidoras, sem fins lucrativos, independente de empresas e governo, que trabalha há mais de 37 anos por relações de consumo justas, sustentáveis e saudáveis. O IDEC orienta consumidores sobre seus direitos e atua em causas de diversas áreas, pressionando autoridades, denunciando práticas abusivas e mobilizando a sociedade.
Neste link você vai conhecer os principais golpes que têm ocorrido nos últimos meses e anos no Brasil
Baixe também o GUIA sobre os principais golpes sofridos por pessoas idosas, dicas de prevenção e de como agir, caso seja vítima de um criminoso. O IDEC recomenda ainda que pessoas ligadas aos idosos se empenhem em ler o guia para si e para eles, a fim de deter esta epidemia dos golpes.