Dia das Mães e das divindades maternas

O Dia das Mães foi mudando ao longo da história, mas segue cheio de significados. No Brasil, as comemorações iniciaram em Porto Alegre

Redação NBE

Redação NBE

06/05/2025
Dia das Mães e das divindades maternas Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas ao redor do mundo. Um dia para homenagear a presença insubstituível das mães em nossas vidas.

O sentimento relativo à data acabou sendo confiscado pelo comércio e acabou se tornando o segundo evento mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal. Ainda assim, a data comove e promove encontros.

Mas a origem dessa comemoração é muito mais antiga do que se tem notícia. Na Grécia Antiga, há cerca de 2 mil anos, as festas pagãs já celebravam as divindades maternas.

A entrada da primavera (no hemisfério Norte) era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses, esposa de Cronos e mãe de Zeus. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas de gregos e romanos em honra da deusa Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães, mas no quarto domingo da Quaresma, em honra da virgem Maria.

Virgem Maria segurando Jesus

Chegada em Porto Alegre

Na Inglaterra do século XVII, surgia o "Mothering Day", um dia especial em que os filhos operários tinham um dia de folga para visitar suas mães e irem à igreja.

No início do século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe, considerada uma ativista no combate à mortalidade infantil. Para perpetuar a memória da mãe, Anna empreendeu iniciativas para homenagear todas as mães, independentemente de estarem vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se propagou.

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, e passou a ser comemorada em maio. Aos poucos a data foi se espalhando também para outros países.

No Brasil, Porto Alegre foi a cidade protagonista das comemorações do Dia das Mães, em 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS). Em 1932, o presidente Getúlio oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no país e, em 1947, a data passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

Apesar de todo o comércio que envolve o Dia das Mães, a data segue sendo uma das mais queridas do ano, repleta de carinho, lembranças e encontros especiais.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Vivendo como nos anos 2000: a tendência agora é resgatar hábitos do passado

Cansado de Labubu, Bobbie Goods e tendências de consumismo? A moda do momento é finalmente útil: a desconexão

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

blog photo

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais

Centro de Valorização da Vida aposta no diálogo e escuta para acolher quem sofre em silêncio

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Avós na cozinha

O que seus avós faziam ou fazem na cozinha? Teve algo que aprendeu com eles que até hoje se mantém?

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail