Unimed Serra Gaúcha inaugura espaço especializado para autistas

Novo serviço para crianças e adolescentes vai atender até 400 beneficiários por mês

Redação NBE

Redação NBE

05/02/2025
Unimed Serra Gaúcha inaugura espaço especializado para autistas Alesi Ditadi/Unimed Serra Gaúcha

3 min de leitura

A Unimed Serra Gaúchainaugurou, no dia 4 de fevereiro, seu mais novo serviço de atendimento especializado em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Caxias do Sul.

O Espaço Semente vai oferecer intervenção comportamental baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e está localizado junto ao Espaço + Saúde, uma extensão da já reconhecida Casa Semente, aberta pela cooperativa médica em 2024.

A estrutura possui 1.000 m², com 23 salas para suporte personalizado e individual, sendo quatro delas equipadas com sistema de captação de áudio, permitindo acompanhamento detalhado das intervenções realizadas. A capacidade de atendimento pode variar de 200 a 400 beneficiários da Unimed por mês, a depender da carga horária semanal.

A coordenadora do Espaço Semente Unimed, Rosani Graebin, explica que as intervenções do novo serviço se complementam aos oferecidos na Casa Semente e que, conforme a necessidade, os pacientes podem receber tratamento em ambos os espaços. Ela complementa que o novo ambiente ainda foi projetado para favorecer o desenvolvimento das habilidades de cada criança e adolescente.

Consultório médico

O Espaço Semente Unimed Serra Gaúcha possui 23 salas, todas equipadas com brinquedos e materiais interativos, que podem ser adaptados às demandas específicas de crianças e adolescentes. Foto: Alesi Ditadi

“Na Casa Semente ocorre o atendimento multidisciplinar com psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas, terapia ocupacional e fisioterapia. Então, os pacientes que já estão em tratamento podem ser encaminhados para intervenção comportamental no Espaço Semente e seguir em ambos os tratamentos. Os dois serviços atendem crianças autistas, de acordo com a prescrição médica”, explica.

Ampliação que melhora os resultados

Diferente da Casa Semente, o tratamento no Espaço Semente é mais intensivo, permitindo que os pacientes recebam terapia aplicada de 10h, 15h e 20h semanais, conforme a prescrição médica. De acordo com o diretor da Medicina Preventiva da Unimed Serra Gaúcha, Dr. Roger Weingartner, o novo serviço amplia as intervenções, oportunizando um tratamento ainda mais adequado.

"Nosso objetivo no Espaço Semente é oferecer um cuidado completo para as crianças e adolescentes com TEA. Ele veio para reforçar um ótimo trabalho já realizado na Casa Semente. Nos mesmos moldes, aumenta a nossa capacidade de atendimento, além de manter um padrão alto de qualidade de assistência em saúde”, reitera.

Médica e criança realizando atividade com figuras coloridas

Os atendimentos no Espaço Semente ocorrem por meio do encaminhamento médico, de segunda a sexta-feira. Foto: Alesi Ditadi

Intervenção comportamental ABA

A intervenção comportamental ABA tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades, reduzir comportamentos inadequados e aumentar a autonomia dos pacientes com TEA. No total, serão oito supervisores e 50 profissionais aplicadores ABA, para suporte individual.

O modelo terapêutico aplicado no Espaço Semente Unimed inclui o acompanhamento contínuo dos progressos, com gráficos que registram o desempenho individual dos pacientes e ajudam os profissionais a ajustarem as intervenções conforme necessário. Todas as 23 salas são equipadas com brinquedos e materiais interativos, que podem ser adaptados às demandas específicas de cada criança, promovendo um cuidado personalizado e eficaz.

O que é TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração no neurodesenvolvimento que está relacionada às esferas motora, linguística e comportamental. Ele tem início nos primeiros anos da infância e persiste na adolescência e vida adulta, embora seus sintomas possam reduzir de modo considerável mediante tratamento. Cada pessoa com TEA apresenta um diagnóstico singular, ou seja, precisa de atenção e tratamento individualizados.

O TEA é caracterizado pelo déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, ou até mesmo antes, em casos mais graves.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A gente faz melhor aquilo que a gente treina

Saiba como evitar a chamada Síndrome da Distração, que já afeta pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de aposta criam situação patológica

Conforme pesquisa, 10,9 milhões de brasileiros já apresentam sintomas de dependência em jogos de aposta, entre eles os Bets

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidades em filtro de barro

A melhor opção para filtragem da água agora tem assinatura gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail