Nossas memórias nos tornam únicos

"Memória significa aquisição, formação, conservação e evocação de informações”

Redação NBE

Redação NBE

29/08/2023
Nossas memórias nos tornam únicos Adobe Stock/NBE

4 min de leitura

“Somos aquilo que recordamos, literalmente. Não podemos fazer aquilo que não sabemos, nem comunicar nada que desconheçamos, isto é, nada que não esteja na nossa memória... O acervo de nossas memórias faz com que cada um de nós seja o que é: um indivíduo, um ser para o qual não existe outro idêntico”.

O pesquisador argentino naturalizado brasileiro, Iván Izquierdo, tornou-se uma das principais referências nos estudos sobre memória e foi mentor do Instituto do Cérebro, criado junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Falecido em 2021, em Porto Alegre, Izquierdo tornou-se um dos mais renomados neurocientistas do mundo e escreveu o livro “Memória” (2018), entre outros dedicados especialmente ao tema.

A memória é considerada uma das habilidades mais relevantes do cérebro e uma das funções cognitivas mais complexas do nosso organismo. "Memória significa aquisição, formação, conservação e evocação de informações”, define Iván Izquierdo.

Prof. Ivan Izquierdo - Foto Gilson Oliveira – divulgação PUCRS

Segundo o neurocientista, “a aquisição é também chamada de aprendizado ou aprendizagem: só se ‘grava’ aquilo que foi aprendido. A evocação é também chamada de recordação, lembrança, recuperação. Só lembramos aquilo que gravamos, aquilo que foi aprendido”.

Para o pesquisador “também somos o que resolvemos esquecer”. O nosso cérebro “lembra” quais são as memórias que não quer trazer à tona e evita recordá-las: as humilhações, as situações profundamente desagradáveis ou inconvenientes. “De fato, o cérebro não as esquece, pelo contrário: as lembra muito bem e muito seletivamente, mas as torna de difícil acesso”, explica.

Izquierdo afirma que o passado, nossas memórias e nossos esquecimentos voluntários nos dizem quem somos e nos permitem projetar o futuro. Isto é, nos dizem quem poderemos ser. “O passado contém o acervo de dados, o único que possuímos, o tesouro que nos permite traçar linhas a partir dele, atravessando, rumo ao futuro, o efêmero presente em que vivemos”.

Duas senhoras olhando fotografias

Fatores que comprometem

O desempenho de nossa memória está relacionado a questões de ordem comportamental e fisiológica. Alguns fatores em particular podem gerar prejuízos ao desempenho das habilidades cognitivas e da memória. Segundo a doutora e mestra em Neurologia, Thais Bento Lima e Silva, entre as causas está a falta de estímulos cognitivos.

  • Costumamos destacar que, apesar do cérebro não ser um músculo, se ele não for estimulado, vai atrofiando. Se for exercitado, se desenvolve, explica a pesquisadora que também é professora na disciplina de Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer - Regional. Outro fator é a qualidade do sono.

  • A insônia é uma grande vilã para piorar o desempenho do funcionamento das habilidades mentais, principalmente da memória e da atenção, pois é durante o sono que formamos as aprendizagens adquiridas durante o dia. Os estudos da Neurociência também destacam a importância de se evitar o uso/ abuso de alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras saturadas.

  • Em excesso, esses alimentos podem acumular no cérebro proteínas não utilizadas (radicais livres), possibilitando o aparecimento de toxinas que, a longo prazo, podem gerar prejuízos no funcionamento das habilidades mentais, constituindo um fator de risco para o desenvolvimento de demências.

    Pés de pessoa correndo

Para preservar a memória

A ciência tem destacado que a adoção de hábitos de vida saudáveis são estratégias fundamentais para a manutenção da saúde do cérebro, assim como para um processo de envelhecimento saudável. A pesquisadora Thais Bento Lima e Silva destaca:

  • Alimentação balanceada.

  • Boa qualidade do sono.

  • Realização de exercícios intelectuais que estimulem as habilidades cognitiva.

  • Prática regular de atividades físicas orientadas por um profissional especialista.

  • Cuidados com o estado de humor (buscar a tranquilidade); Relaxamento.

  • Prevenção ou manejo adequado de doenças crônicas presentes.

  • Busca de um rotina dinâmica e produtiva, evitando vícios e ociosidade.

  • Interação social (comunicar-se com as pessoas e desafiar-se constantemente).

  • Estimulação cognitiva, popularmente conhecida como exercícios de ginástica para o cérebro, como estratégia para criar uma “reserva cognitiva” para prevenir e reparar danos à saúde cerebral.

    Pessoa fazendo artesanato

Para estimular a memória

A especialista em Psicogerontologia, Luciana Soldatelli Miotto, alerta para a importância da prevenção.

“Precisamos investir na nossa saúde para assim podermos pensar num envelhecimento saudável e numa qualidade de vida satisfatória”. A psicopedadoga indica atitudes simples que podem ser adotadas para estimular a memória.

  • Preste atenção no que faz - atenção e memória caminham juntas.
  • Como ser único, descubra e/ou redescubra atividades que lhe deem prazer.
  • Desafie-se em busca de novas atividades.
  • Cuide para que sua vida não se torne uma rotina, faça as coisas de modos diferentes.
  • Pratique atividades físicas, palavras cruzadas, leia, cante, escute músicas e se deixe envolver pela melodia; dance mesmo que sozinho(a).
  • Aprecie e se encante com a simplicidade e beleza que a natureza nos proporciona.
  • Quando precisar lembrar de algo ou tiver medo de esquecer, fale alto, se escute e repita várias vezes. Lembre e relembre bons momentos, viagens.
  • Se gostar, faça atividades manuais: pinte, borde, tricô, chochê ou outros artesanatos.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

10 benefícios do suco de uva para a saúde

Campanha nacional de marketing "Naturalmente Brasileiro - Bem-Estar, Saúde e Sabor" promove bebida como escolha saudável para todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Em dias frios, não esqueça da água

Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão. E ajuda a perder peso

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios do Thetahealing

Técnica terapêutica energética criada há quase trinta anos, o Thetahealing atua identificando e transformando crenças limitantes, além de trabalhar sentimentos e auxiliar na resolução de problemas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail