Exercite seu cérebro!

Prática ajuda na memória e retarda o envelhecimento

Redação NBE

Redação NBE

06/02/2023
Exercite seu cérebro! Adobe Stoick NBE

3 min de leitura

Engana-se quem pensa que o cérebro é um órgão imutável. Assim como exercitamos o corpo para conseguir um melhor condicionamento físico, podemos treinar o cérebro para aumentar o seu desempenho. Isso acontece devido à neuroplasticidade, ou maleabilidade cerebral, que está relacionada com a capacidade do órgão de se adaptar às mudanças, sejam elas positivas ou negativas.

Investir em técnicas e treinamentos para estimular o cérebro e melhorar o seu desempenho é uma estratégia positiva para todas as idades e se torna ainda mais importante com o passar dos anos.

O neurocientista norte-americano Michael Merzenich é um dos pioneiros nessa área e já fez diversos estudos para constatar a possibilidade de criar novas conexões e circuitos neuronais ao longo da vida a partir de estímulos.

Para ele, o cérebro tem a capacidade de se modificar a cada dia, ganhando ou perdendo habilidades de acordo com o uso.

A neuroplasticidade entra em ação em diversas ocasiões. Na área da saúde, ela contribui, por exemplo, com o tratamento de doenças que envolvam lesões neurais, como traumatismo craniano e o acidente vascular cerebral, que causam sequelas que podem comprometer os movimentos, a fala etc.

Sendo assim, alguns exercícios ajudam a estimular o cérebro e as funções motoras para que o paciente tenha mais qualidade de vida.

A área da psicologia é outra que se beneficia da maleabilidade cerebral, uma vez que ela ajuda o indivíduo a se adaptar às mudanças, tratar depressão e mudar hábitos ou atitudes negativas. O tratamento deve ser feito com técnicas adequadas para estimular as sinapses, que são a comunicação entre um neurônio e outro, e alcançar a readaptação do cérebro.

Além disso, a neuroplasticidade ocorre diariamente sempre que aprendemos algo novo, como andar de bicicleta, aprender um instrumento, etc.

Michael Merzenich conta em seu livro “Soft-Wired: How the New Science of Brain Plasticity Can Change Your Life”, sem tradução para o português, quais são os fundamentos para desenvolver a plasticidade cerebral no dia a dia.

Segundo ele, para realizar uma mudança, é necessário manter o cérebro motivado, e para isso é preciso foco.

Outro fundamento é sobre a regularidade: a prática deve ser constante para que as conexões entre os neurônios se tornem mais fortes.

A importância do treinamento cerebral

Investir em um treinamento específico para esse órgão faz com que novas conexões sejam criadas, agregando diversos benefícios para o indivíduo — um dos principais é combater o envelhecimento cerebral.

A estratégia pode ser aplicada com crianças e jovens em fase escolar, adultos e idosos. Ela é útil, por exemplo, para desenvolver o raciocínio e a criatividade, fortalecer a memória, contribuir com a socialização, entre outros benefícios.

Em um primeiro momento, treinar o cérebro pode parecer complexo, não é mesmo? Mas isso acontece sempre que aprendemos uma habilidade nova ou vivenciamos algo diferente. Se dedicar ao aprendizado de um novo idioma é uma forma de trabalhar essa parte do corpo. Além disso, jogos de tabuleiro, exercícios de raciocínio lógico, meditação e até vídeo games podem cumprir essa função.

A meditação é mais uma estratégia positiva. A atividade traz inúmeros benefícios para o corpo e a qualidade de vida, tais como tranquilidade, redução da ansiedade, entre outras. Em relação ao estímulo para o cérebro, ela auxilia na concentração, no aprendizado e na prevenção do envelhecimento cerebral.

Um dos segredos da ginástica cerebral é aumentar o grau de dificuldade com o passar do tempo, para que o órgão não entre em uma zona de conforto e para que seja constantemente desafiado.

Contudo, para ter sucesso, é importante manter a frequência e aumentar a dificuldade do desafio com o passar do tempo.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Dia Mundial da Visão é comemorado em 10 de outubro

Cerca de 35 milhões de brasileiros têm algum grau de dificuldade visual. Data promove os cuidados preventivos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Leites vegetais são alternativa deliciosa

São fáceis de preparar e de digerir e podem ser consumidos quentes ou frios

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Quais são os alimentos inflamatórios?

Do ponto de vista do ayurveda, enquanto não conserta o “equipamento” qualquer alimento pode se tornar inflamatório

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail