Cuidado com os tênis

Saiba também como cuidar dos tênis de maneira correta

Redação NBE

Redação NBE

15/09/2023
Cuidado com os tênis Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

Os tênis são projetados para que o impacto seja dispersado, fazendo com que as articulações não sofram. Poucos sabem, mas a força desse impacto com o chão pode chegar a três vezes o peso do corredor, por isso tênis de corrida e de passeio são tão importantes.

Confira estas dicas para melhor uso e desempenho do seu tênis:

É importante ter dois pares?

Seja para correr, seja para caminhar ou então para o dia a dia, é importante termos dois pares de tênis. Depois que usamos os tênis, seu sistema de amortecimento se altera devido aos impactos sofridos. Dessa forma, para que o sistema volte ao normal e funcione com qualidade novamente, são necessárias 24 horas de inatividade. Ou seja, enquanto um tênis se recupera dos impactos, devemos utilizar outro.

Quanto dura?

Um tênis, tanto de corrida como casual, tem uma vida útil entre 300 e 600 km, dependendo do estilo de vida da pessoa, do peso corporal e da superfície em que é utilizado. Os tênis de pessoas magras tendem a durar mais do que os de pessoas mais pesadas. Corredores conseguem monitorar facilmente a quilometragem de seus pisantes com o auxílio de aplicativos de corrida que dão a distância que já foi percorrida.

Tênis coloridos dentro de nichos

Quando é hora de trocar?

Os sinais de desgaste mais clássicos que apontam a hora de trocar os tênis são:

  • Dores nas canelas e nas articulações, bem como fadigas musculares são sinais de que os tênis podem ter perdido o amortecimento. Se, de repente, você começar a sentir esses tipos de dores, é hora de trocar seus tênis.
  • As solas devem durar mais que o amortecimento do tênis, dessa forma, assim que elas se desgastarem, é hora de aposentar o tênis e investir em um novo par.

Como cuidar dos tênis de maneira correta?

  • Lavar: Na hora de lavar os tênis, simplicidade é a palavra de ordem. Não utilize produtos químicos elaborados. Um pano úmido, água e sabão de coco são suficientes para limpar os tênis de maneira adequada. Compostos químicos entram na estrutura dos tênis, ressecando-o e diminuindo sua funcionalidade.
  • Secar: Após lavar os tênis o ideal é deixá-los longe do sol. Tênis não devem ser expostos ao calor do sol ou colocados atrás da geladeira. Temperaturas elevadas tendem a ressecar e estragar as estruturas do calçado.
  • Guardar: Tênis necessitam de circulação de ar. Dessa forma, mantê-los dentro de sacos ou caixas não é uma boa ideia. Prateleiras são os locais mais recomendados para deixar os tênis quando eles não estão sendo utilizados.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Conheça os benefícios do Thetahealing

Técnica terapêutica energética criada há quase trinta anos, o Thetahealing atua identificando e transformando crenças limitantes, além de trabalhar sentimentos e auxiliar na resolução de problemas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Receitas práticas para a longevidade

O Nosso Bem recebeu de parceiros boas receitas para uma longevidade saudável e feliz, que compartilhamos aqui com nossos leitores

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O cérebro não sabe a idade que ele tem

Não se assuste com a idade! O cérebro consegue manter a plasticidade e a capacidade de aprender desde que a pessoa tenha otimismo e disciplina para se manter disposta a isso

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail