Conheça os benefícios da Ozonioterapia para a saúde

Técnica ainda é envolta em polêmicas, mas tem benefícios constatados. Deve ser prescrita por profissional habilitado e como complemento do tratamento médico

Redação NBE

Redação NBE

21/11/2023
Conheça os benefícios da Ozonioterapia para a saúde Acervo NBE

3 min de leitura

A Ozonioterapia médica é aplicada desde o século XIX. Os primeiros estudos sobre ela foram desenvolvidos na Alemanha, país cujo sistema de saúde reconhece a técnica desde 1980. No Brasil, a Ozonioterapia integra o grupo de terapias reconhecidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde.

A Ozonioterapia também andou envolta em polêmica, especialmente durante a pandemia quando foi apontada por alguns como “tratamento contra covid”, quando na verdade a terapia colabora para o aumento da imunidade do paciente.

Por isto, é importante ressaltar que a Ozonioterapia não substitui tratamentos médicos tradicionais, mas pode atuar como um complemento no tratamento, mas necessariamente deve ser indicada por profissional habilitado e conforme as necessidades de cada caso.

O que é?

O ozônio é obtido da união de três átomos de oxigênio, que, ao reagirem com os tecidos corporais, estimulam o sistema antioxidante e promovem uma grande quantidade de liberação de oxigênio para as células.

Quais os seus benefícios?

Por conta da ação do gás no organismo, a Ozonioterapia promove diversos benefícios à saúde. O tratamento com ozônio estimula a circulação sanguínea e tem ações anti-inflamatória e anti-isquêmica.

Dentre os males que podem ser tratados, destacam-se:

  • Feridas infectadas, de difícil cicatrização, e de origem vascular, arterial ou venosa;
  • Doenças virais, como hepatite e herpes;
  • Queimaduras;
  • Hérnia de disco;
  • Dores lombares;
  • Dores articulares;
  • Problemas circulatórios;
  • Colites e outras inflamações intestinais crônicas.

A aplicação da Ozonioterapia

A prescrição do tratamento de Ozonioterapia varia de acordo com a doença a ser tratada, bem como a situação do paciente e a avaliação do quadro médico. A forma que a Ozonioterapia vai ser usada é definida depois de uma análise do quadro. Somente um profissional da saúde habilitado pode prescrever a aplicação ideal para o seu caso.

Conheça algumas:

  • Aplicação endovenosa - Nesse caso, o ozônio reage com substâncias específicas nos glóbulos vermelhos e brancos do sangue e do plasma, ativando o metabolismo.
  • Aplicação autóloga - Diz respeito a uma aplicação via intramuscular, com sangue ozonizado.
  • Aplicação tópica - Esse tipo de aplicação requer um sistema fechado de circulação do ozônio e outro de sucção conectado a um catalizador. Se o paciente tiver algum problema na perna, por exemplo, ela é colocada dentro de um bag, cujas bordas são vedadas junto à pele.
  • Água bidestilada ozonizada e azeite ozonizado - Nessa aplicação, o material é colocado diretamente sobre as áreas afetadas da pele.
  • Insuflação retal - Quando o ozônio é absorvido diretamente pela mucosa intestinal.
  • Glóbulos e supositórios com óleo ozonizado – para aplicação vaginal e retal, respectivamente.
  • Aplicação intra-articular, paravertebral e intradiscal– Quando o ozônio é injetado diretamente dentro do espaço articular ou da musculatura.

O site da Associação Brasileira de Ozonioterapia destaca que na área de tratamento de dor, a terapia com ozônio medicinal emerge como um tratamento seguro e eficaz para dor musculoesquelética, especialmente a dor lombar.

Estudos clínicos indicam que, quando realizada com equipamentos confiáveis e doses controladas, esta terapia apresenta mínimos riscos e significativo alívio da dor, tornando-se uma alternativa promissora se conduzida por profissionais capacitados.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Peixinho da horta: o peixe que não é peixe

Saiba como preparar o peixinho da horta, que traz benefícios para a saúde e o sabor do peixe sem a crueldade da pesca

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

blog photo

Você conhece os benefícios do neem?

Não é raro encontrar árvores de neem ornamentando residências e até mesmo palácios na Índia, onde a planta é reverenciada por seus tantos benefícios

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novo ano, novos hábitos

O início do ano é um ótimo momento para abandonar de vez o sedentarismo e encarar novos hábitos, como a prática regular de exercícios físicos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail