6 dicas para se alimentar bem no verão

Veja as dicas do que comer para aproveitar bem a estação e não se esqueça: hidratação é sinônimo de saúde e beleza

Redação NBE

Redação NBE

09/01/2024
6 dicas para se alimentar bem no verão Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Aproveite o verão para consumir legumes, verduras e frutas à vontade. Eles são de fácil digestão e evitam aquela sensação de empachamento que pode comprometer sua disposição para as atividades. As saladas podem ser temperadas com azeite, vinagre e limão.

Importante: evite comer maionese de batatas fora de casa nessa época do ano, pois podem conter ovos crus contaminados por bactérias como a perigosa salmonela. Em casa, opte por receitas somente com ovos cozidos.

Lembre-se que sua saúde é o mais importante, por isso não a sacrifique aderindo a dietas milagrosas que colocam em risco o seu bem-estar.

Invista na reeducação alimentar e divirta-se. Afinal de contas você só pode aproveitar o verão uma vez por ano.

Fontes de energia

Os alimentos que são ricos em carboidratos complexos, como os cereais integrais, frutas, verduras, arroz e feijão, são uma ótima fonte de energia e ajudam a regular a quantidade de açúcar no sangue. Evite o consumo de açúcar e doces em geral, pois eles são absorvidos rapidamente, elevando em picos a quantidade de açúcar no sangue, o que não é recomendável.

Petiscos naturais

Evite alimentos ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal. Além disso, mantenha distância de petiscos e aperitivos calóricos (os famosos “tira-gostos”, como o amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e batatas fritas).

Uma boa opção é substituí-los por legumes temperados e cortados em tiras (pepinos, cenouras, abobrinhas etc.) ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

Lanches

Sanduíches naturais são deliciosos, porém não substituem uma refeição e devem ser preparados na hora que forem consumidos. Eles podem ser uma opção nos lanches durante a manhã e à tarde, como acompanhamento aos sucos.

Prato com sanduíche

Para a pele

Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Para o bronzeado

O betacaroteno ajuda na obtenção e manutenção de um bronzeado mais intenso, por isso o melhor é iniciar a ingestão de alimentos ricos nessa substância 15 dias antes do veraneio, mantendo a ingestão durante todo o verão. Alimentos ricos em betacaroteno geralmente têm coloração amarelada ou alaranjada, como a cenoura, a abóbora, o damasco, a laranja, o mamão, a manga e o pêssego.

Ah, o sorvete!

Respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen yogurte, sem coberturas, caldas e outras delícias.

Mesa com frutas congeladas e sorvete de frutas

Preparados com açaí são uma ótima maneira de resfriar o corpo e repor as energias gastas com o excesso de atividades físicas. No entanto, evite o consumo exagerado de açaí, pois ele é bastante calórico, devendo ser ingerido após o treino e não antes do treino.

Hidratação

Se você pratica exercício físico, esteja mais atento à reposição de líquidos e sais minerais; uma opção é o consumo de bebidas isotônicas durante o exercício. Recomenda-se a ingestão de no mínimo três litros de líquido por dia.

Mantenha seu organismo bem hidratado e abuse de água, sucos naturais e bebidas isotônicas, repondo assim os sais perdidos com a transpiração. Tente evitar sucos industrializados, pois eles contêm grande quantidade de açúcar e conservantes.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A gente faz melhor aquilo que a gente treina

Saiba como evitar a chamada Síndrome da Distração, que já afeta pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de aposta criam situação patológica

Conforme pesquisa, 10,9 milhões de brasileiros já apresentam sintomas de dependência em jogos de aposta, entre eles os Bets

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidades em filtro de barro

A melhor opção para filtragem da água agora tem assinatura gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail