Participe da Hora do Planeta 2023

Movimento mundial se renova e destaca urgência

Redação NBE

Redação NBE

23/03/2023
Participe da Hora do Planeta 2023 AdobeStock/NBE

3 min de leitura

A Hora do Planeta nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália e logo ganhou o mundo. Todos os anos, centenas de milhões de pessoas se unem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público sobre a urgência de medidas para barrar a crise climática.

A iniciativa propõe na prática uma ação singela de apagar as luzes e eletrodomésticos ao longo da hora marcada em cada país, mas há muito mais por trás de um ato tão simples.

Ao desligar as luzes naquele momento específico, você transmite uma mensagem de que está preocupado e quer agir em prol do meio ambiente.

Expressar essa ação individual em uma escala maciça demonstra que queremos ajudar a mudar nosso planeta para melhor. E recentemente tivemos uma prova clara de que isso é possível. A redução das atividades industriais e urbanas em função dos lockdowns e dos isolamentos sociais provocou uma revoada de regeneração da natureza: muitos pássaros surgiram e inundaram as cidades com seu canto e outros animais passaram a ocupar espaços de forma inédita.

Em 2023, a Hora do Planeta será no dia 25 de março, entre as 20h30 e 21h30.

O símbolo do evento era 60+, mas este ano foi renovado para a representação de um calendário mais urgente (o video explica).

Os 60 minutos são um marco, porém a conscientização, o desejo de mudança e as ações pró-ativas devem estar presentes em todos as horas de nossas vidas.

A ação foi idealizada e é promovida no mundo todo pela Rede WWF (World Wide Fund For Nature), com participação de governos, empresas e pessoas. Milhares de monumentos no mundo, como o Taj Mahal, na Índia, a Torre Eifel, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Laçador em Porto Alegre, entre tantos outros, também apagam suas luzes.

No Brasil, a organização convida comunidades e empresas a se juntarem a esse esforço, inscrevendo suas atividades no site da Hora do Planeta.

Como eu posso participar

Desligue as luzes de sua casa por uma hora e participe de eventos (online) específicos que estiverem sendo promovidos em sua cidade.

A Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.

Ao postar sobre a Hora do Planeta em suas redes sociais, não deixe de usar as hashtags #HoraDoPlaneta , #AMaiorHoraDoPlaneta ou #ConectadoNoPlaneta. Se preferir, utilize as hashtags globais #EarthHour e #Connect2Earth. Com isso, um maior número de pessoas poderá saber da Hora do Planeta.

Para se envolver nessa iniciativa de forma divertida e agradável...

  • Jante à luz de velas.
  • Promova um show acústico em rede.
  • Faça brincadeiras com as crianças, como o jogo de sombras com lanternas.
  • Convide amigos para uma fogueira.
  • Observe o céu e as estrelas.
  • Medite e/ou pratique ioga.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A solidariedade emociona e salva vidas

Sabemos que as carências dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul são de ordens diversas e compartilhamos aqui mais uma série de dicas úteis que podem ser de grande ajuda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A solidariedade nos torna mais humanos

O RS precisa de ajuda. Doe o que for possível, materiais, tempo, dinheiro, orações, atenção

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Abelhas para crianças

Publicação gratuita ensina crianças sobre como cultivar abelhas sem ferrão

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail