Dia Mundial do Meio Ambiente: geoparques e foco em plásticos

O tema do Dia do Meio Ambiente em 2023 se concentrará em soluções para a poluição plástica

Redação NBE

Redação NBE

02/06/2023
Dia Mundial do Meio Ambiente: geoparques e foco em plásticos AdobeStock/NBE

3 min de leitura

O Rio Grande do Sul tem motivos para comemorar a Semana do Meio Ambiente de 2023. No último dia 24 de maio a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reunida em Paris reconheceu dois novos geoparques no Estado.

As áreas estão localizadas na região central. A nomeação dos destinos – Quarta Colônia e Caçapava do Sul – é uma conquista das comunidades da região, assim como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Geoparque no Rio Grande do Sul

Foto de Paulo Brack

Com a decisão, o Rio Grande do Sul se torna o Estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais. Até então, apenas outros três territórios no país eram classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí).

No território gaúcho, ainda há outro geoparque que busca o reconhecimento: Raízes de Pedra, também localizado na região central do Estado.

A partir de agora, os novos geoparques começam a operar de forma integrada com a Rede Mundial de Geoparques, trocando informações e recebendo capacitações para se aperfeiçoar tecnicamente, a fim de desenvolver o turismo local e continuar com o título concedido pela Unesco.

Alimento orgânico

O lançamento da XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico aconteceu em nível nacional dia 29 de maio com o slogan "Produto Orgânico, Amigo do Clima".

O objetivo geral da campanha é o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, características e controle de seus sistemas de produção, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo. Saiba mais aqui

A iniciativa é do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - que desde 2005 realiza a campanha anual denominada “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”, com o objetivo de conscientizar a população que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia, portanto, buscando viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma sustentável.

Para ser orgânico necessariamente esta caraterística deve ser observada ao longo de toda a cadeia de produção, ser mais harmônica com a natureza, contribuir para a saúde de todos e com justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2023, se concentrará em soluções para a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.

Estima-se que mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado e cerca de 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares, tornando-se uma das maiores ameaças ao planeta. Saiba mais aqui

  • Leia também sobre os plásticos

Poluição plástica é foco da ONU

O oceano vai mal

Julho sem plástico

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A solidariedade emociona e salva vidas

Sabemos que as carências dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul são de ordens diversas e compartilhamos aqui mais uma série de dicas úteis que podem ser de grande ajuda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A solidariedade nos torna mais humanos

O RS precisa de ajuda. Doe o que for possível, materiais, tempo, dinheiro, orações, atenção

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Abelhas para crianças

Publicação gratuita ensina crianças sobre como cultivar abelhas sem ferrão

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail