Artflor amplia ações para divulgar terapias florais

Nova diretoria da entidade planeja retomar os encontros regionais e ampliar inserção da terapia floral no âmbito do SUS

Redação NBE

Redação NBE

01/03/2024
Artflor amplia ações para divulgar terapias florais Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

A Associação Riograndense de Terapeutas Florais e Vibracionais - Artflor inicia 2024 com nova diretoria sob a presidência de Rejane Gomes e Eliana Borelli como vice-presidente. A diretoria executiva conta ainda com Pâmela Schuster, Dóris Volquind, Patrícia Kersch e Janaína Gomes.

Sobre a Artflor

Fundada em janeiro de 2004, a Artflor cresceu e se tornou uma referência para Terapeutas Florais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Desde a sua criação, tem se empenhado em orientar seus associados, promover a excelência na prática da Terapia Floral e participar ativamente de iniciativas que fortaleçam a categoria. A entidade é associativa e está filiada ao Conaflor - Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral.

Segundo a vice-presidente, Eliana Borelli, a nova diretoria está planejando retomar os encontros regionais que foram suspensos desde a pandemia. “Serão palestras, encontros, workshops, convênios, cursos de formação e grupos de estudo. Ainda sem data, mas no momento oportuno estaremos divulgando amplamente” observa Eliana Borelli, que trabalha há 22 anos com terapia floral e especializou-se em terapia floral na PUC-RS e aponta a descoberta da terapia floral como “um divisor de águas na minha vida, tanto para a minha saúde como para a minha vida profissional”.

Mulher de vestido branco na frente de flores

"É uma grande alegria ver os resultados obtidos comigo e com meus pacientes. A terapia floral me devolveu vitalidade, compreensão de que podemos trabalhar com nossas questões com mais leveza e mais alegria e ir aos poucos fazendo este processo de transformação na saúde física, mental e emocional. É um processo que não é mágico, mas que acontece claramente. Desejo que eu possa dar meu melhor à Terapia Floral e retribuir tudo o quanto tenho recebido", pontua Eliana.

Uma das lutas da associação é pela abertura de concurso ou contrato em nível do SUS para profissionais especializados em terapia floral. Esta terapia integra o rol de 29 PICs – Praticas Integrativas e Complementares – autorizadas para uso no Sistema Único de Saúde no Brasil, desde 2006.

Interessados em ingressar na associação podem entrar em contato com a entidade pelas redes sociais ou diretamente com a vice-presidente pelo whats 54 9973.7676.

Diversidade de sistemas

A terapia floral surgiu através do sistema criado pelo médico inglês Dr. Edward Bach, na década de 1930**. A terapia das flores age no plano mais sutil dos seres (humanos e animais) auxiliando na harmonização dos corpos etérico, emocional e mental, facilitando o livre fluxo das energias.** Seu efeito foi reconhecido em 1976 pela Organização Mundial de Saúde e desde então vem sendo difundia em vários países.

Depois da criação do sistema de Bach surgiram muitos pesquisadores no mundo todo e vários no Brasil que desenvolveram novos sistemas de essências que atuam no campo sutil, as quais podem ser de flores, minerais, essências marinhas e mesmo essências ambientais, através da captação de energia de locais diferenciados.

Esta diversidade de essências entra hoje no rol das chamadas terapias florais e vibracionais. A Artflor reconhece os diferentes sistemas de florais. Por conta disto, segundo Eliana Borelli, a tendência é que no futuro a terapia floral passe a se chamar de “essências de campos de consciência”.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Mãos à obra

Uma nova onda de solidariedade se move agora para apoiar quem está voltando para casa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Ajudas diversas focam na saúde mental

Aqui você encontra várias iniciativas de profissionais voluntários para ajudar os atingidos pela emergência climática

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A rede que balança o mundo

O que era para ser uma modesta ação em família resultou na doação de 42 mil litros de água mineral de Gravatal para o RS

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail