Janeiro Branco: identifique os sintomas de desequilíbrio na saúde mental

O primeiro mês do ano promove nas pessoas maior reflexão sobre a vida e sobre sua própria saúde mental. Hora de definir estratégias para seguir no ano com equilíbrio

Rosemari Johan

Rosemari Johan

18/01/2024
Janeiro Branco: identifique os sintomas de desequilíbrio na saúde mental AdobeStock/NBE

2 min de leitura

Para alertar sobre a importância com o cuidado da saúde mental foi criada uma campanha em 2014, que virou lei em 2023. É uma campanha global de conscientização que busca chamar a atenção para a Saúde Mental como um aspecto vital para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais no mundo inteiro.

O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido porque, como primeiro mês do ano, promove nas pessoas maior abertura para reflexões, novas resoluções e metas para o ano que se inicia. A cor branca simboliza o horizonte aberto para poder reescrever sua história e a forma de ver e sentir o mundo.

A saúde mental é composta por aspectos físicos, psíquicos, espirituais, sociais, se considerarmos nosso Ser como um Ser bio-psico-social, espiritual e cósmico. Somos seres relacionais e nascemos para viver aos pares.

Relação intrapessoal

Os primeiros sintomas que devemos considerar são relativos à nossa relação intrapessoal, consigo mesmao(o), pensando em como estão nossos cuidados com nosso corpo, nossa saúde, auto estima, higiene corporal.

Nessa dimensão devemos atentar para sintomas como: isolamento social, evitar sair com amigos e outras situações em que pode estar escondida uma depressão, bipolaridades, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, obesidade, baixa autoestima, sofrimento emocional e mental, pensamentos repetitivos constantes.

As pessoas se sentem confusas, paranoicas, com dificuldade de se concentrar. Podem apresentar insônia, que gera irritabilidade, cansaço, alterações de humor e ganho de peso, ou pessimismo, só pensando em coisas negativas, ruins, medos.

Tudo isso se acumula gerando um cansaço mental e, não raro, compulsão por comidas, principalmente doces. Outras manifestações são: dores por todo o corpo, coração acelerado, pressão alta com frequência, falta de cuidados consigo mesmo(a), trazendo dificuldades em tomar banho, escovar os dentes, arrumar os cabelos.

Mulher em campo dourado com sol

Relações interpessoais

Em outra dimensão, devem ser consideradas as nossas relações interpessoais, ou seja, com os grupos com os quais nos relacionamos. Nesse aspecto olhamos nossos relacionamentos com o cônjuge, parceiro, namorado(a), família (avós, pais, irmãos, tios, filhos, primos, etc).

Relação com o planeta

E por último, olhamos nossa relação com o planeta, com o cosmos, que caracteriza a forma como estamos cuidando dessa nossa casa. Cuidados com a água, separação do lixo, principalmente, entre outros que geram poluição.

Como está a sua saúde mental? Se você se identifica com dois ou mais dos sintomas acima, busque ajuda. Se você, assim como eu, quer ter qualidade de vida, energia e disposição, paz no coração, alegria e satisfação na vida, no trabalho, pense em buscar psicoterapia. Escolha um profissional que trabalhe com uma linha que você se identifica e invista. Só você pode fazer isso.

Compartilhe

Rosemari Johan

Rosemari Johan

Rosemari Johan é Psicóloga Transpessoal e Sistêmica Familiar, de Casal e Individual, Consteladora, Integrante do CIT - Colégio Internacional de Terapeutas, Participante do Movimento dos Guardiões do Amanhã por todas as nossas relações.

Também pode te interessar

blog photo

Contoterapia auxilia mulheres na cura e transformação

A abordagem da contoterapia auxilia na cura de traumas, dificuldades emocionais e proporciona insights para mudanças

Rosemari Johan

Rosemari Johan

blog photo

“Não é sobre a criança ser o erro. É sobre o erro que ela cometeu”

Especialista em educação parental compartilha dicas simples que podem fazer toda a diferença na convivência com crianças e adolescentes

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

UCS Sênior: oficinas promovem aprendizado e bem-estar

As matrículas para as oficinas do UCS Sênior oferecidas no Campus Universitário da Região das Hortênsias podem ser feitas a qualquer tempo ao longo do ano

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail