Praticar exercício físico não precisa doer

Problemas e doenças são causados pela prática errada

Redação NBE

Redação NBE

14/02/2022
Praticar exercício físico não precisa doer Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

Todo mundo concorda que fazer exercício físico é essencial para manter a saúde – ainda mais em tempos de pandemia. Entretanto, quem vai praticar exercícios precisa se cercar de alguns cuidados para que o resultado seja positivo e não remeta a machucados e dores.

Entre as principais queixas recorrentes que chegam aos consultórios de ortopedistas decorrentes de pós-treino estão as dores de joelho, lombar e ombros.

Para o médico ortopedista Guilherme Fernandes a dor no joelho após a prática de musculação, crossfit e futebol é uma das mais comum, já que alguns exercícios costumam requisitar muito dessa região da perna.

“Estas dores são comuns para quem treina sem acompanhamento de um profissional qualificado ou esquece de fazer o devido aquecimento”, alerta o especialista. O ortopedista destaca que entre os principais problemas gerados estão o desgaste da cartilagem e dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos e inflamação na região posterior do joelho, entre outros.

Já a dor nas costas ou lombar após o treino deve ser interpretada como uma reposta do corpo para mostrar que a região foi requisitada excessivamente ou que há algo de errado ali. Segundo o médico, é bem possível que ela passe em 24 horas, mas, se persistir, ele desaconselha a automedicação com analgésicos.

Outra dor recorrente é a de ombro. Conforme o ortopedista, essa dor pós-treino costuma ter seu pico entre 24 a 48 horas depois da atividade física e dura até três a cinco dias. Passado este período e persistindo a dor, o médico recomenda procurar um ortopedista para investigar mais a fundo a origem. ”Sugiro, também, evitar o treino sentindo muita dor, para não piorar ainda mais a situação”, alerta Fernandes.

Médico examinando um paciente

Dicas para evitar dores causadas por exercícios:

O recomendável é ter sempre um profissional especializado na área de educação física para orientar e supervisionar o treino.

Observe alguns procedimentos que não podem faltar.

  • Use calçados e roupas adequadas para a prática de exercícios.
  • Alongue-se antes e após a prática dos exercícios. O alongamento reduz a tensão muscular, aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos e reduz o encurtamento muscular.
  • Faça aquecimento (dos grupos musculares que serão exigidos) alguns minutos antes da prática de exercícios físicos. O aquecimento proporciona o aumento do fluxo sanguíneo nos músculos, aquecendo-os e reduzindo a probabilidade de lesões.
  • Respeite seu limite de sobrecarga. Procure usar pesos adequados para seu nível de treinamento em séries com mais repetição e cargas menores.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Aprenda a fazer óleos corporais para repelir insetos

Receitas fáceis que você pode fazer em casa evitam o uso de repelentes tóxicos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Vamos entrar na dança?

Corpo em movimento é sinônimo de saúde e a dança é uma atividade física que oferece inúmeros benefícios. Por isso, sobram motivos para o público 50+ aderir a essa prática tão prazerosa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cinco truques para uma limpeza ecológica e econômica

Final de ano é tempo de limpeza profunda também nos ambientes. Conheça as dicas que pesquisamos com bicarbonato de sódio, que vão facilitar muito a sua vida

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail