O toque especial da lavanda na gastronomia

O uso da lavanda em preparações culinárias remonta à antiguidade e, hoje, se tornou tendência, dando um toque todo especial às preparações doces e salgadas, além de chás, infusões e destilados

Redação NBE

Redação NBE

21/12/2023
O toque especial da lavanda na gastronomia Acervo Senzafine

3 min de leitura

Dando continuidade a uma série de matérias sobre a lavanda - essa planta tão especial que une beleza, aroma pronunciado, propriedades medicinais e sabor - vamos descobrir um pouco mais sobre sua utilização na gastronomia (comidas e bebidas), que por sinal, remonta à antiguidade.

Sim, a lavanda já era utilizada pelos romanos em diversos preparos e na França, ela faz parte da tradição culinária provençal há muito tempo, sendo um importante ingrediente da mistura de ervas típica da região denominada “ervas de Provence". Conta-se também que a rainha Elizabeth I da Inglaterra gostava muito de comer geleia de lavanda em sua refeição matinal. Como duvidar?

Chá de lavanda e outras comidinhas

Aroma e sabor em bebidas, pratos doces e salgados

Hoje em dia, o uso da lavanda ganhou o mundo e se tornou uma tendência gastronômica. Essa planta peculiar confere aroma e sabor especial às preparações doces e salgadas, assim como às bebidas, que incluem chás, infusões e destilados. Ela dá um toque único a sobremesas, pães, bolos, biscoitos, molhos, assados, saladas, legumes e até mesmo marinadas para carnes.

A sócia-proprietária da Senzafine Lavandas, Amanda Pamplona Peçanha, explica que é possível aromatizar mel e açúcar com flores e folhas secas da planta. Nas sobremesas, ela indica o uso desse ingrediente em geleias, pudins, cremes e sorvetes. E completa: “Em preparações doces, a lavanda vai muito bem com limão, framboesa e chocolate branco”.

Já nos pratos salgados, ela indica uma ótima combinação de temperos, misturando as flores secas da planta com alecrim, tomilho e alho. “Ela pode ser utilizada como especiaria ou mesmo para aromatizar azeite e vinagre, colocando alguns ramos secos nos recipientes, conferindo assim aroma e sabor muito característicos”.

Óleo de lavanda Senzafineerva

Em relação aos chás e infusões, Amanda frisa que além do sabor e aroma, a lavanda oferece suas propriedades curativas, que incluem a capacidade de aliviar problemas estomacais (como gases, cólicas intestinais e estomacais), o efeito broncodilatador (aliviando problemas relacionados ao sistema respiratório) e regenerador (é eficaz para gengivas sensíveis e ajuda a cicatrizar feridas na boca).

No entanto, ela chama a atenção para duas questões importantes quanto ao uso culinário dessa planta. “É preciso atenção para não exagerar na dose, pois se passar do ponto, a receita pode ficar com cheiro que lembra perfume e sabor amargo. E utilize somente lavanda própria para uso culinário, ou seja, 100% pura e orgânica”.

Sorvete de lavanda

Foto Winelocals

  • DICA NBE:

Ficou com vontade de experimentar o sabor da lavanda nas preparações culinárias ou em bebidas? Então, vale conhecer a loja da Senzafine (Monte Belo do Sul), que oferece infusão de lavanda e camomila, chá verde com lavanda, jasmim e folha de limão e o destilado de lavanda (elaborado com uva e lavanda que eles produzem, em parceria com a Alba Destilaria).

Outro produto imperdível é o gelato, produzido em parceria com a Cosi Gelato (Bento Gonçalves), nos sabores chocolate branco com lavanda ou limão siciliano com mel e lavanda.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Geriatra orienta para o necessário cuidado especial com idosos

Dicas simples podem ajudar idosos atingidos direta ou indiretamente pelas inundações. Acompanhe

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Hotéis do Sesc recebem premiação

Os hotéis do Sesc/RS de Gramado e de Torres foram premiados no Travellers Choice 2024,

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Ratatouille: um delicioso prato de forno que já inspirou até filme

Confira a receita deste ensopado de legumes simples e saboroso, tradicional na culinária francesa

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail